MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 1 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
42081
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Príncipe Napoleão José Bonaparte (Jerónimo Napoleão) (1822-1891)
Centro de Fabrico:
Lisboa
Matéria:
Papel fotográfico. (Moldura original em veludo azul, vidro e filetes de bronze dourado trabalhado).
Técnica:
Espécie fotográfica positiva, ampliada e retocada.
Dimensões (cm):
altura: 26,1 cm; largura: 20 cm;
Descrição:
Retrato de estúdio. Busto de perfil. Napoleão José Carlos Paulo Bonaparte (1822-1891), príncipe francês, conde de Meudon, conde de Moncalieri e 3.º príncipe de Montfort. Nasceu a 9 de setembro de 1822 em Trieste, sendo o segundo filho de Jerónimo Bonaparte, rei da Vestefália e irmão mais novo de Napoleão, e de sua mulher, a princesa Catarina de Württemberg. Era conhecido por príncipe Napoleão e por Jerónimo Napoleão. Após a revolução de 1848, foi eleito para a Assembleia Nacional Francesa como representante da Córsega. Em 1851 foi nomeado como sucessor de Napoleão III, de quem era primo direito e conselheiro próximo. Casou em 1859 com Maria Clotilde de Saboia , filha de Victor Emmanuel II da Itália . O casal teve teve três filhos: Vítor, Príncipe Napoleão; Luís Bonaparte e Maria Letícia Bonaparte, que viria a casar-se com o tio, Amadeu, Duque d’Aosta. Em 1860 o príncipe construiu um palacete neo-pompeiano em Paris, distinguindo-se como coleccionador e amante de teatro. Em 1861 o príncipe Napoleão viajou pelos os Estados Unidos, com sua mulher Clotilde de Sabóia. Após a queda do império, mudou-se de Paris para a Inglaterra tendo voltado em 1872 para a Câmara de Deputados. Banido de França em 1886, retirou-se para a sua propriedade de Prangins, junto ao Lago de Genebra, na Suíça. Morreu em Roma, a 17 de março de 1891, estando sepultado em Turim, na Basílica de Superga.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Registo deste conjunto de retratos do “Arrolamento Judicial dos Bens Existentes no Palácio Nacional da Ajuda” (1910-1913): P”118 (2116v e 2117) “Quinze molduras ovaes, de veludo azul, armando em cavallete. Guarnições de metal cinzelado, dourado, e uma argola em cima. Guarnecidas de couro verde por traz, com o,38 de A. E =,31 de L., contendo , uma, o retrato de D. Marianna com um filho ao collo, outra, D. Antonia, outra D. Augusto, outra, D. Pedro V, e outra D. João, da Casa de Bragança, outra o principe Napoleão, outra a princesa Clotilde, sua mulher, outra, D. Maria Pia, outra o rei Humberto, e outra, talvez, da mesma senhora, mais nova, outra d’uma senhora de idade, vendo um álbum, e outra um rapaz novo, ao que parece da mesma família.”
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica