MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 27 de março de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
 
Ajuda


No MatrizNet pode aceder a informação selecionada sobre as coleções dos Museus tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, pelas Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro e Alentejo, e pela Parques de Sintra - Monte da Lua. Consulte esta página para melhor compreender o funcionamento deste website, bem como para obter ajuda para o acesso à informação que procura.


Entrada

Na página de entrada do MatrizNet pode escolher o idioma do interface de pesquisa dos conteúdos – Português (PT) ou Inglês (EN) –, efetuar pesquisas simples, bem como aceder a todas as funcionalidades do website.



Pesquisa

O MatrizNet poderá efectuar a pesquisa através das seguintes modalidades:

•  Pesquisa simples 
•  Pesquisa orientada 
•  Pesquisa avançada 

Independentemente do modo de pesquisa escolhido, a ordenação primária dos registos obtidos será efetuada sequencialmente pelo número de inventário do bem patrimonial.

A Pesquisa simples consiste num campo de texto que permite a busca de informação, de forma livre, através da inserção de um ou mais termos. Neste modo de pesquisa não são utilizados operadores boleanos (e, ou, sem, +/-), pelo que o resultado retornará todos os registos que contenham qualquer um dos termos indicados, independentemente da ordem pelo qual foram introduzidos.

Entre os termos introduzidos deve existir sempre um espaço. Assim,

•  Termo de pesquisa válido: «escultura estátua»
•  Termo de pesquisa inválido: «esculturaestátua»

A Pesquisa orientada permite o acesso aos conteúdos disponibilizados no Matriznet, organizados:

•  Por Museu 
Permite obter todos os registos de inventário relativos a um determinado Museu disponíveis no MatrizNet.

•  Por Tema 
Permite obter todos os registos de inventário, de todos os Museus representados no MatrizNet, relativos a cada um dos temas disponíveis. Deve ter em atenção que estes não correspondem à totalidade das classificações tipológicas disponíveis através da Pesquisa Avançada, pelo que deverá utilizar esta última caso para mais opções de pesquisa temática, utilizando para tal o campo “Categoria”.

•  Por Autor 
Permite recuperar todos os registos de inventário, de todos os Museus representados no MatrizNet, relativos a um Autor. Caso se encontre disponível, através deste modo de pesquisa acederá também à respetiva nota biográfica.

•  Por Exposição 
Permite recuperar todos os registos de inventário, de todos os Museus disponíveis no MatrizNet, que integraram uma determinada exposição temporária.

•  Por Data 
Permite recuperar todos os registos de inventário, de todos os Museus representados no MatrizNet, relativos a um determinado período ou data. Para circunscrever o período de tempo, delimitando-o com recurso à barra cronológica, deverá previamente selecionar a unidade de tempo que deseja utilizar (Anos, Séculos, Milhões de Anos).

A Pesquisa avançada permite o acesso aos conteúdos disponibilizados no Matriznet, através da combinação de múltiplos critérios de pesquisa e de seleção da informação pretendida, permitindo também o refinamento progressivo dos resultados obtidos a partir de uma pesquisa inicial.

Deve pressionar a tecla CTRL + o botão esquerdo do rato para a opção pretendida nos campos de pesquisa multiselecção.

•  Museu: campo multiselecção em tabela relativa aos Museus representados no MatrizNet.

•  Supercategoria: seleção, através de check-box, das seguintes opções: Arqueologia, Arte, Ciência e Técnica, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Etnologia.

•  Categoria: campo multiselecção em tabela que constitui o nível principal de classificação das coleções museológicas (ex: pintura, cerâmica, mobiliário, etc.).

•  Autor: campo multiselecção em tabela ordenada alfabeticamente contendo todos os autores representados no MatrizNet. Para maior refinamento dos autores a pesquisar deve previamente delimitar as Supercategorias e as Categorias a pesquisar.

•  Datação: delimitação através de uso de barra cronológica, combinada com seleção, por checkbox, da unidade de tempo pretendida.

Nos restantes campos do formulário de Pesquisa Avançada, os critérios pretendidos devem ser introduzidos em texto livre.

•  Denominação / Título: campo de texto para pesquisa da fonte principal da identidade do objeto, constituída pela sua designação formal (ex: ampulheta, harpa, vestido, relógio, etc.) ou pelo respetivo Título, quer o originalmente atribuído pelo autor, quer outro pelo qual o bem tem vindo a ser identificado ao longo do tempo.

•  Produção: pesquisa pelo local em que o bem foi produzido (ex: país, cidade, centro de produção, etc.).

•  Grupo Cultural: pesquisa pelo contexto social de produção e/ou utilização, geralmente identificado apenas nas coleções de Etnologia e Arqueologia.

•  Informação Técnica: campo para pesquisa de materiais, técnicas e suportes utilizados na produção do bem (ex: barro, madeira, pedra, tela, aguarela, corda seca, etc.), bem como, no caso de produções em contexto industrial, à respetiva marca, modelo e n.º de série.

•  N.º de inventário e N.º(s) de inventário anteriores: campo para introdução, com a maior exatidão possível, do termo de pesquisa pretendido. A ativação da checkbox permitirá a pesquisa desse mesmo termo quando o n.º de inventário disponível para pesquisa não corresponda já ao n.º de inventário atual do bem.

Nestes, como nos demais campos para pesquisa por texto livre (Época / Período Cronológico; Iconografia/Heráldica; Descrição; Historial) poderão ser inseridos um ou mais termos. Por exemplo, se no campo Descrição forem introduzidas as palavras «azul amarelo», serão retornados apenas os registos que contenham ambas as palavras neste campo, independentemente da ordem pela qual foram introduzidas. Se pretender registos apenas relativos aos termos «azul» ou «amarelo», deverá efetuar pesquisas separadas.

O MatrizNet não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Os carateres acentuados não são tidos em conta, o que significa que pesquisar por «mobiliário» ou «Mobiliario» irá produzir o mesmo resultado.



Resultado da Pesquisa e Visualização

Quando não são introduzidos quaisquer critérios de Pesquisa o resultado apresenta todos os registos existentes. No ecrã de resultados da Pesquisa, prevalece a ordenação das imagens pelo respetivo n.º de inventário relativamente aos demais critérios de pesquisa. O painel de navegação indica, no lado direito do resultado da pesquisa, o número total de páginas com resultados e permite a navegação entre as referidas páginas (ex.: página 2 de 66). É também identificado o número total de registos encontrados por Pesquisa.

O Matriznet permite a obtenção do resultado da pesquisa em dois modos de visualização:

•  Álbum: cada registo é identificado através de imagem e da seguinte informação: Denominação/Título, Museu, n.º de inventário;

•  Lista: cada registo é identificado através de imagem e da seguinte informação: Museu, Supercategoria, Categoria, Subcategoria, Denominação/Título, Autor/Produção, Datação, n.º de inventário.

A qualquer momento poderá selecionar um novo Modo de Visualização da informação sobre o bem.


Informação detalhada sobre o bem

Ao clicar sobre a imagem de um bem tem acesso a nova página com a respetiva informação detalhada: Museu, N.º de inventário, Supercategoria, Categoria, Subcategoria, Denominação/Título, Autor, Local de Execução, Centro de Fabrico, Oficina/fabricante, Entidade Emissora, Representante, Datação, Informação Técnica, Dimensões, Descrição, Modo de Incorporação, Proveniência e Historial.

Quando disponíveis, outras informações sobre o bem são apresentadas, na mesma página, em separadores independentes: a) Iconografia/Heráldica, Marcas/Inscrições, Exposições, Bibliografia, Multimédia; b) Registos de inventário associados ao bem e elementos do conjunto a que o bem pertence.



Exposições on-line

Área destinada à apresentação de Exposições, quer constituam versões online de exposições, em curso ou recentemente apresentadas, dos Museus representados neste catálogo coletivo, quer constituam exposições concebidas especificamente para acesso através do MatrizNet.



Normas de Inventário

Página de acesso aos diversos volumes que integram a coleção “Normas de Inventário”, entre os quais os disponíveis para download gratuito, em formato PDF. A colecção é editada pela Direção-Geral do Património Cultural para apoio ao inventário e documentação de colecções, nomeadamente por parte de todas as entidades utilizadoras do Programa Matriz.



Links

Seleção de endereços eletrónicos para acesso aos websites autónomos dos Museus representados no MatrizNet, a catálogos coletivos de coleções, museológicas ou outras, bem como a recursos de particular importância na área da cultura, da museologia e do inventário e documentação de coleções.



Termos e Condições

Consulte esta página para informação sobre as diversas modalidades e condições de utilização da informação disponibilizada através do MatrizNet.



Ficha Técnica

Consulte esta página para informação sobre o serviço da Direção-Geral do Património Cultural responsável pela gestão e apoio técnico ao MatrizNet.




 
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica