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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
62536
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Príncipe Eugénio de Sabóia-Carignan (1816-1888)
Centro de Fabrico:
Lisboa
Matéria:
Espécie fotográfica positiva sobre cartão.
Dimensões (cm):
altura: 26,2 cm; largura: 20,1 cm;
Descrição:
Retrato / estúdio / busto / três quartos /bigode, suíças e barbicha/ laço. Esta fotografia é uma reprodução adaptada e ampliada da fotografia realizada pelo fotógrafo Auguste Meylan, de Turim, que existe nas colecções do PNA, Inv. nº 60093 Engénio Emanuel Príncipe de Sabóia-Carignan e conde de Villafranca, nasceu em Paris a 14 de Abril de 1816. filho de José Maria de Sabóia- villafranca e de Paulina de Quelen Vauguyon. foi educado sob a supervisão de Carlos Alberto, Rei da Sardenha, de quem era primo, juntamento com os filhos deste, o futuro rei Vítor Emanuel II e Fernando, Duque de Génova. Entre 1848 e 1866, dada a sua estreita relação com o primo, foi por várias vezes designado como regente do reino. Fez uma carreira militar na marinha e no exército, tendo chegado a Grande Almirante e chefe de todas as guardas nacionais. A sua inteligência e crácter granjearam-lhe grande popularidade. Na sua juventude teve duas tentativas de casamento falhadas, em 1842 com a Princesa Januária do Brasil (filha de D. Pedro I) e em 1843 com a Arquiduquesa Carolina de Áustria, com quem chegou a estar comprometido mas que morreu entretanto. Em 1863, com 47 anos, casou morganaticamente com Felicita Crosio, com quem teve oito filhos, sendo o primogénito Emanuel Filiberto , conde de Villafranca. Morreu em Turim a 15 de Dezembro de 1888. Aquando do casamento por procuração de D. Maria Pia realizado em Turim em 1962, foi o Príncipe de Carignan que representou o noivo, Rei D. Luís de Portugal.
Incorporação:
Transferência - Casa Real.
Origem / Historial:
Registo deste conjunto de retratos do “Arrolamento Judicial dos Bens Existentes no Palácio Nacional da Ajuda” (1910-1913): P”118 (2116v e 2117) “Quinze molduras ovaes, de veludo azul, armando em cavallete. Guarnições de metal cinzelado, dourado, e uma argola em cima. Guarnecidas de couro verde por traz, com o,38 de A. E =,31 de L., contendo , uma, o retrato de D. Marianna com um filho ao collo, outra, D. Antonia, outra D. Augusto, outra, D. Pedro V, e outra D. João, da Casa de Bragança, outra o principe Napoleão, outra a princesa Clotilde, sua mulher, outra, D. Maria Pia, outra o rei Humberto, e outra, talvez, da mesma senhora, mais nova, outra d’uma senhora de idade, vendo um álbum, e outra um rapaz novo, ao que parece da mesma família.”
 
     
     
   
     
     
     
 
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