MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 27 de março de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
 
Apresentação


MatrizNet: Conteúdos e Objetivos

O MatrizNet é o catálogo coletivo on-line dos Museus da administração central do Estado Português, tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, pelas Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro e Alentejo, assim como pela Parques de Sintra – Monte da Lua, permitindo atualmente o acesso a informação selecionada sobre mais de 100.000 bens culturais móveis.


Consistindo num motor para pesquisa simultânea sobre 34 bases de dados de inventário, o MatrizNet permanece, até hoje, como referência no seu género em Portugal, sendo igualmente um dos motores de busca sobre coleções de Museus com maior amplitude a nível internacional.

Marcado pela sua inovação no panorama museológico nacional, o MatrizNet permite a realização de pesquisas transversais nas coleções dos Museus, por exemplo relativas a uma determinada autoria, tipologia ou período histórico. O MatrizNet oferece três níveis distintos de pesquisa – simples, orientada e avançada –, destinados a outros tantos tipos de utilizadores. Complementarmente, permite o acesso a outras informações, tais como as relativas a autores, bibliografia de enquadramento das coleções e exposições temporárias.

De entre os registos aqui publicados, é dado destaque aos bens classificados ou inventariados pelo Estado Português, entre os quais o amplo conjunto de bens classificados como Tesouros Nacionais pelo Decreto n.º 19/2006.

O MatrizNet constitui assim um importante instrumento, não apenas de trabalho, para profissionais ligados ao setor patrimonial e museológico e para o público estudantil, mas também de descoberta do património para públicos alargados, que encontram neste catálogo on-line o maior repositório de informação sobre as coleções destes Museus portugueses.

Em funcionamento desde 2002, o MatrizNet tem vindo progressivamente a publicar novos conteúdos relativos às coleções daqueles Museus, nos formatos texto, fotografia, vídeo e som.


Do inventário no Matriz à divulgação no MatrizNet

Em 2011 inaugura-se um novo ciclo deste catálogo coletivo, expresso, entre outros vetores, nas funcionalidades de pesquisa mais amigáveis, dirigidas em particular para os estudantes e o grande público, e na disponibilização de novos conteúdos com acrescida regularidade. Destacamos igualmente a publicação simultânea dos conteúdos do MatrizNet na Europeana, agregador de referência de conteúdos de museus, bibliotecas e arquivos a nível europeu.


Este novo ciclo do MatrizNet acompanha, naturalmente a última atualização do sistema de informação que lhe está na origem e do qual constitui o interface para a Web, o MATRIZ, que constitui a ferramenta de uso quotidiano dos Museus para o inventário, digitalização, gestão e publicação on-line dos respetivos acervos.

Gerido desde 2012 pelo Departamento dos Bens Culturais da DGPC, através da Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial, o papel desempenhado pelo MatrizNet resulta, em primeiro lugar, do empenho dos Museus aqui representados no cumprimento da sua missão no que respeita ao estudo, documentação e valorização dos seus respetivos acervos. São estes Museus, enfim, o recurso natural para informações suplementares sobre os registos aqui publicados, para tal podendo ser contactados através dos respetivos endereços de e-mail.



Direção-Geral do Património Cultural





Imagem norma


















Imagem logo
 
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica