MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 19 de novembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
 
Apresentação


MatrizNet: Conteúdos e Objetivos

O MatrizNet é o catálogo coletivo on-line dos Museus da administração central do Estado Português, tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural, pelas Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro e Alentejo, assim como pela Parques de Sintra – Monte da Lua, permitindo atualmente o acesso a informação selecionada sobre mais de 100.000 bens culturais móveis.


Consistindo num motor para pesquisa simultânea sobre 34 bases de dados de inventário, o MatrizNet permanece, até hoje, como referência no seu género em Portugal, sendo igualmente um dos motores de busca sobre coleções de Museus com maior amplitude a nível internacional.

Marcado pela sua inovação no panorama museológico nacional, o MatrizNet permite a realização de pesquisas transversais nas coleções dos Museus, por exemplo relativas a uma determinada autoria, tipologia ou período histórico. O MatrizNet oferece três níveis distintos de pesquisa – simples, orientada e avançada –, destinados a outros tantos tipos de utilizadores. Complementarmente, permite o acesso a outras informações, tais como as relativas a autores, bibliografia de enquadramento das coleções e exposições temporárias.

De entre os registos aqui publicados, é dado destaque aos bens classificados ou inventariados pelo Estado Português, entre os quais o amplo conjunto de bens classificados como Tesouros Nacionais pelo Decreto n.º 19/2006.

O MatrizNet constitui assim um importante instrumento, não apenas de trabalho, para profissionais ligados ao setor patrimonial e museológico e para o público estudantil, mas também de descoberta do património para públicos alargados, que encontram neste catálogo on-line o maior repositório de informação sobre as coleções destes Museus portugueses.

Em funcionamento desde 2002, o MatrizNet tem vindo progressivamente a publicar novos conteúdos relativos às coleções daqueles Museus, nos formatos texto, fotografia, vídeo e som.


Do inventário no Matriz à divulgação no MatrizNet

Em 2011 inaugura-se um novo ciclo deste catálogo coletivo, expresso, entre outros vetores, nas funcionalidades de pesquisa mais amigáveis, dirigidas em particular para os estudantes e o grande público, e na disponibilização de novos conteúdos com acrescida regularidade. Destacamos igualmente a publicação simultânea dos conteúdos do MatrizNet na Europeana, agregador de referência de conteúdos de museus, bibliotecas e arquivos a nível europeu.


Este novo ciclo do MatrizNet acompanha, naturalmente a última atualização do sistema de informação que lhe está na origem e do qual constitui o interface para a Web, o MATRIZ, que constitui a ferramenta de uso quotidiano dos Museus para o inventário, digitalização, gestão e publicação on-line dos respetivos acervos.

Gerido desde 2012 pelo Departamento dos Bens Culturais da DGPC, através da Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial, o papel desempenhado pelo MatrizNet resulta, em primeiro lugar, do empenho dos Museus aqui representados no cumprimento da sua missão no que respeita ao estudo, documentação e valorização dos seus respetivos acervos. São estes Museus, enfim, o recurso natural para informações suplementares sobre os registos aqui publicados, para tal podendo ser contactados através dos respetivos endereços de e-mail.



Direção-Geral do Património Cultural





Imagem norma


















Imagem logo
 
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica