MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
62536
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Príncipe Eugénio de Sabóia-Carignan (1816-1888)
Centro de Fabrico:
Lisboa
Matéria:
Espécie fotográfica positiva sobre cartão.
Dimensões (cm):
altura: 26,2 cm; largura: 20,1 cm;
Descrição:
Retrato / estúdio / busto / três quartos /bigode, suíças e barbicha/ laço. Esta fotografia é uma reprodução adaptada e ampliada da fotografia realizada pelo fotógrafo Auguste Meylan, de Turim, que existe nas colecções do PNA, Inv. nº 60093 Engénio Emanuel Príncipe de Sabóia-Carignan e conde de Villafranca, nasceu em Paris a 14 de Abril de 1816. filho de José Maria de Sabóia- villafranca e de Paulina de Quelen Vauguyon. foi educado sob a supervisão de Carlos Alberto, Rei da Sardenha, de quem era primo, juntamento com os filhos deste, o futuro rei Vítor Emanuel II e Fernando, Duque de Génova. Entre 1848 e 1866, dada a sua estreita relação com o primo, foi por várias vezes designado como regente do reino. Fez uma carreira militar na marinha e no exército, tendo chegado a Grande Almirante e chefe de todas as guardas nacionais. A sua inteligência e crácter granjearam-lhe grande popularidade. Na sua juventude teve duas tentativas de casamento falhadas, em 1842 com a Princesa Januária do Brasil (filha de D. Pedro I) e em 1843 com a Arquiduquesa Carolina de Áustria, com quem chegou a estar comprometido mas que morreu entretanto. Em 1863, com 47 anos, casou morganaticamente com Felicita Crosio, com quem teve oito filhos, sendo o primogénito Emanuel Filiberto , conde de Villafranca. Morreu em Turim a 15 de Dezembro de 1888. Aquando do casamento por procuração de D. Maria Pia realizado em Turim em 1962, foi o Príncipe de Carignan que representou o noivo, Rei D. Luís de Portugal.
Incorporação:
Transferência - Casa Real.
Origem / Historial:
Registo deste conjunto de retratos do “Arrolamento Judicial dos Bens Existentes no Palácio Nacional da Ajuda” (1910-1913): P”118 (2116v e 2117) “Quinze molduras ovaes, de veludo azul, armando em cavallete. Guarnições de metal cinzelado, dourado, e uma argola em cima. Guarnecidas de couro verde por traz, com o,38 de A. E =,31 de L., contendo , uma, o retrato de D. Marianna com um filho ao collo, outra, D. Antonia, outra D. Augusto, outra, D. Pedro V, e outra D. João, da Casa de Bragança, outra o principe Napoleão, outra a princesa Clotilde, sua mulher, outra, D. Maria Pia, outra o rei Humberto, e outra, talvez, da mesma senhora, mais nova, outra d’uma senhora de idade, vendo um álbum, e outra um rapaz novo, ao que parece da mesma família.”
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica