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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
42081
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Príncipe Napoleão José Bonaparte (Jerónimo Napoleão) (1822-1891)
Centro de Fabrico:
Lisboa
Matéria:
Papel fotográfico. (Moldura original em veludo azul, vidro e filetes de bronze dourado trabalhado).
Técnica:
Espécie fotográfica positiva, ampliada e retocada.
Dimensões (cm):
altura: 26,1 cm; largura: 20 cm;
Descrição:
Retrato de estúdio. Busto de perfil. Napoleão José Carlos Paulo Bonaparte (1822-1891), príncipe francês, conde de Meudon, conde de Moncalieri e 3.º príncipe de Montfort. Nasceu a 9 de setembro de 1822 em Trieste, sendo o segundo filho de Jerónimo Bonaparte, rei da Vestefália e irmão mais novo de Napoleão, e de sua mulher, a princesa Catarina de Württemberg. Era conhecido por príncipe Napoleão e por Jerónimo Napoleão. Após a revolução de 1848, foi eleito para a Assembleia Nacional Francesa como representante da Córsega. Em 1851 foi nomeado como sucessor de Napoleão III, de quem era primo direito e conselheiro próximo. Casou em 1859 com Maria Clotilde de Saboia , filha de Victor Emmanuel II da Itália . O casal teve teve três filhos: Vítor, Príncipe Napoleão; Luís Bonaparte e Maria Letícia Bonaparte, que viria a casar-se com o tio, Amadeu, Duque d’Aosta. Em 1860 o príncipe construiu um palacete neo-pompeiano em Paris, distinguindo-se como coleccionador e amante de teatro. Em 1861 o príncipe Napoleão viajou pelos os Estados Unidos, com sua mulher Clotilde de Sabóia. Após a queda do império, mudou-se de Paris para a Inglaterra tendo voltado em 1872 para a Câmara de Deputados. Banido de França em 1886, retirou-se para a sua propriedade de Prangins, junto ao Lago de Genebra, na Suíça. Morreu em Roma, a 17 de março de 1891, estando sepultado em Turim, na Basílica de Superga.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Registo deste conjunto de retratos do “Arrolamento Judicial dos Bens Existentes no Palácio Nacional da Ajuda” (1910-1913): P”118 (2116v e 2117) “Quinze molduras ovaes, de veludo azul, armando em cavallete. Guarnições de metal cinzelado, dourado, e uma argola em cima. Guarnecidas de couro verde por traz, com o,38 de A. E =,31 de L., contendo , uma, o retrato de D. Marianna com um filho ao collo, outra, D. Antonia, outra D. Augusto, outra, D. Pedro V, e outra D. João, da Casa de Bragança, outra o principe Napoleão, outra a princesa Clotilde, sua mulher, outra, D. Maria Pia, outra o rei Humberto, e outra, talvez, da mesma senhora, mais nova, outra d’uma senhora de idade, vendo um álbum, e outra um rapaz novo, ao que parece da mesma família.”
 
     
     
   
     
     
     
 
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