MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 19 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3225
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Praia da Nazaré
Datação:
1884 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 59,5; largura: 119,5;
Descrição:
No areal, em primeiro plano, à direita, vêem-se dois remos e um cabo; à esquerda, uma rede de pesca estendida. No plano seguinte, à esquerda, estão algumas pessoas e quatro barcos de pesca, ao centro, uma mulher com um cesto caminha na direcção oposta ao mar; à direita, vê-se um grande grupo de pessoas, junto a diversos barcos e a uma junta de bois. Ao fundo, como que a fechar este lado da composição, está representado um monte. No mar, com rebentação suave, navegam dois barcos à vela, em direcção à praia. Tudo sob um céu azul com algumas núvens.
Incorporação:
Transferência - A obra pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
A pintura, segundo o Arrolamento Judicial (iniciado em 1911), estava exposta na Antiga Sala do Bilhar. Mais tarde, após 1968, foi colocada no Corredor Nobre e, depois, na Casa de Banho do Quarto do Rei no Andar Nobre. Finalmente, em 2001, voltou para a Antiga Sala do Bilhar, onde se mantém. Na 4ª Exposição de Quadros Modernos (Grupo do Leão), realizada em 1884, Rodrigues Vieira exibiu a pintura "Leilão de pesca, praia da Nazareth". É possível que seja este mesmo quadro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica