Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
Denominação:
A merenda/ Cenas da Vida em Madrid
Autores:
Goya, Francisco
Desconhecido
Local de Execução:
Espanha, Madrid
Oficina / Fabricante:
Real Fábrica de Tapeçarias de Santa Bárbara de Madrid
Técnica:
Tapeçaria de liço
Dimensões (cm):
altura: 334; largura: 353;
Descrição:
Nesta tapeçaria de grandes dimensões os protagonistas - um grupo de cinco homens e uma mulher - destacam-se de um fundo paisagístico.
Sentados no chão sobre as suas capas, os dois homens à direita da composição levantam os seus copos homenageando a vendedora de laranjas que os interpela. À esquerda, um dos homens fuma um cigarro preto. Ao centro, sobre uma toalha branca e ao seu redor, restos de uma merenda, pratos de metal (prata?), um copo, tachos, facas e garrafas. Os homens trajam de forma elegante e colorida.
Em segundo plano, outros cinco homens envoltos em capas, peça obrigatória do traje popular madrileno.
As personagens destacam-se no primeiro de uma sucessão de diferentes planos, representando uma paisagem arborizada e montanhosa onde se vislumbram, ao fundo, alguns edifícios que sugerem a proximidade de um aglomerado urbano.
A merenda foi o primeiro da segunda série de cartões pintada por Francisco Goya (1746-182) para o palácio do Pardo. A 30 de Outubro de 1776, o pintor entregou na Real Fábrica de Tapeçarias de Santa Bárbara este modelo para uma tapeçaria destinada à sala de jantar dos príncipes das Astúrias.
Cercadura e orlas:
Seguindo os modelos em voga na época, quando as composições figurativas e com motivos alegóricos eram já consideradas obsoletas, estas cercaduras apresentam o chamado padrão em "SS e platillos", de motivos vegetais e geométricos e cores vivas (onde predominam os amarelos, azuis e vermelhos).
As orlas são castanhas escuras.
Incorporação:
Transferência - Casa Real