MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu José Malhoa
N.º de Inventário:
Pin 1
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Rainha D. Leonor
Datação:
1926 d.C. - Época Contemporânea
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 205; largura: 137,5;
Descrição:
Figura feminina, de corpo inteiro, coroada, de olhos azuis claros e cabelos louros, de frente, no trono. Ocupa o centro da composição. Tem o braço direito apoiado no trono, com a mão pendida e o indicador apontado para baixo; o esquerdo segura o manto régio, colocado sobre o vestido amarelo dourado. Do cinto, pende-lhe para o lado direito uma bolsa bordada com pedras verdes. Na base da composição, o pé direito adianta-se, pisando uma almofada verde; o esquerdo oculta-se sob as vestes, atrás da perna direita. No fundo, entre duas colunas adossadas, pende uma tapessaria em tons de azul claro e dourado, na qual, ao centro, no topo, se vê parte do escudo da casa de aviz.
Incorporação:
Doação - Oferta do Autor ao Povo das Caldas, em 1926.
Origem / Historial:
Em 1924, aquando da passagem de António Montês pela Direcção da Associação Comercial e Industrial das Caldas da Rainha, propôs aquele caldense que se fizesse o pedido a Mestre Malhoa dum retrato da Fundadora das Caldas. Foi oferecida ao Povo das Caldas da Rainha, em 1926, e colocada na Sede da Associação Comercial e Industrial das Caldas da Rainha. Pode afirmar-se que este quadro foi o início do Museu das Caldas, marcando a aproximação do Pintor à sua terra. Em 1933 quando, por despacho do Ministro da Instrução Pública, Dr. Cordeiro Ramos, foi criado o Museu com o nome do artista, a obra transitou definivamente para a sua posse e simbolicamente recebeu o n.º de inventário 1. Segundo consta dos arquivos do Museu, o modelo para a Rainha D. Leonor terá sido Deborath (a mesma Deborath retratada por Malhoa, obra que se encontra depositada neste Museu pelo Museu do Chiado).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica