MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, February 24, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Abade de Baçal
Inventory number:
285
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Penedo Amarelo - Miranda do Douro
Date / Period:
1935 A.D
Material:
Óleo; Tela.
Holder:
Tela
Technique:
Óleo sobre tela
Measurments (cm):
height: 122; width: 160;
Description:
Pintura a óleo sobre tela representando, em primeiro plano, dois homens com Capas de Honra Mirandesas e em segundo plano penedos e nuvens. Moldura dourada com folhas de acanto nos cantos e bordadura de folhas de oliveira. No lado inferior tem duas placas metálicas com inscrição: "PENEDO AMARELO / (Terras de Miranda)", numa delas e "Joaquim Lopes", na outra.
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu
Origin / History:
Obra realizada após a Campanha Artística de Bragança (1934), orientada pelo Pintor Joaquim Lopes, existindo para este trabalho final um estudo a óleo sobre madeira no Museu Grão Vasco (Penedo Amarelo - Miranda do Douro, MGV. Inv.2321), em Viseu, no qual se observa a parte que representa o Penedo. As figuras de mirandeses deverão ter sido anotadas na mesma campanha, a lápis sobre papel, conforme era hábito na actividade do artista, porém desconhece-se hoje a existência desses mesmos desenhos. Segundo as Actas do Colóquio, O Abade de Baçal é feita referência à importância enviada, em 31 de Janeiro de 1936, ao pintor Joaquim Lopes pelo cheque 45 da caixa Filial para liquidação de des mil escudos, preço do ajuste do quadro "Penedo Amarelo". A importância enviada é aquela que se verifica em Agosto de 1935 de 3000$00.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits