MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, May 06, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
9 Pin CMP (DHL)/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Olival (Lumiar)
Date / Period:
1885 A.D
Holder:
madeira
Technique:
óleo
Measurments (cm):
height: 21; width: 31,5;
Description:
Paisagem representando um campo cultivado de cereal entre arvoredo que, pela tipologia das árvores (sobreiros?) aparenta ser montado. O primeiro plano é preenchido pelo ocre do campo ceifado e dos molhos e toda a área restante é reservada ao arvoredo que se estende até ao topo onde, em duas clareiras, se vê o céu nublado. Duas figuras estão envolvidas na faina da ceifa e da colheita, uma de costas para o observador, posicionada à esquerda e outra, mais à direita e em posição frontal, com um feixe de palha nos braços. Toda a composição é trabalhada em pincelada rápida e sintética, sem pormenor de definição de contorno de modo que as figuras quase se confundem com o tratamento dos restantes elementos do quadro.
Incorporation:
Depositada pela Câmara municipal do Porto
Origin / History:
Integra a Doação Honório de Lima (DHL), feita a favor da Câmara Municipal do Porto em 1941: Elisa Adelaide Bessa Lima, viúva de Eduardo Honório de Lima, em cumprimento da disposição do marido, celebrou, com a Câmara Municipal do Porto, a 17 de Maio de 1941, escritura de doação de 21 quadros da autoria de Silva Porto. Serve de auto de recepção dos 21 trabalhos de pintura e desenho no Museu Nacional de Soares dos Reis a carta dirigida à doadora, D. Elisa Adelaide B. C. Lima, assinada pelo director do MNSR, Dr. Vasco Valente, datada de 19 de Maio de 1941. O conjunto de 21 obras que constitui a Doação Honório de Lima ficou associada ao Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits