MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de agosto de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1 Pin CMP (DHL)/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Conduzindo o rebanho (Arredores de Lisboa)
Datação:
1893 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 160; largura: 200;
Descrição:
Composição de grandes dimensões, próxima do tamanho natural, que representa uma cena de género em contexto rural: por um caminho de terra ladeado de vegetação caminha, no sentido do observador, um rebanho de carneiros acompanhado pelo pastor e seguido por um burro e figura feminina. Sobre a elevação de terreno do lado direito erguem-se duas árvores que atingem o topo da composição. Um imenso céu azul, uniforme, preenche a terça parte superior da pintura.
Incorporação:
Outro - Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Adquirido pelo Dr. Ayres de Campos (Conde do Ameal) na 3ª Exposição de Belas Artes do Grémio Artístico, Lisboa, 1893. Comprado por Honório de Lima no leilão do Conde do Ameal em 1921. Integra a Doação Honório de Lima (DHL), feita a favor da Câmara Municipal do Porto em 1941: Elisa Adelaide Bessa Lima, viúva de Eduardo Honório de Lima, em cumprimento da disposição do marido, celebrou, com a Câmara Municipal do Porto, a 17 de Maio de 1941, escritura de doação de 21 quadros da autoria de Silva Porto. Serve de auto de recepção dos 21 trabalhos de pintura e desenho no Museu Nacional de Soares dos Reis a carta dirigida à doadora, D. Elisa Adelaide B. C. Lima, assinada pelo director do MNSR, Dr. Vasco Valente, datada de 19 de Maio de 1941. O conjunto de 21 obras que constitui a Doação Honório de Lima ficou associada ao Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica