MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, April 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
180 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Cópia de uma paisagem de Mr. Daubigny, representando uma represa de água no Dauphiné
Date / Period:
1875 A.D
Holder:
Tela
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 55,5; width: 100,5;
Description:
Paisagem campestre com uma represa de água representada no primeiro plano, do lado esquerdo. Junto à água, do lado direito uma figura de pastor caminha, voltado para a esquerda, atrás de um boi e seguido de um cão. Logo a seguir a esta zona mais plana inicia-se uma elevação de terreno: junto do extremo esquerdo da composição estão representados dois bovídios e na zona central, as ruínas de uma construção que fica encaixada na depressão de terreno. O perfil da elevação é rematado por agrupamentos de pequenas árvores dispersas. O céu povoado de nuvens preenche quase metade da superfície do quadro. Este quadro copia uma obra da autoria de Charles François Daubigny (1817-1878), "Ecluse dans la Valée d'Optevoz, Isere" que o artista copiou em França.
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origin / History:
Esta obra fez parte da remessa que o pintor enviou à Academia Portuense de Belas Artes em 1875. Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits