MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
165 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Quinta do Covelo, Porto (estudo)
Datação:
1873 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 33,7; largura: 48,6;
Descrição:
Estudo de paisagem trabalhado em pincelada solta. Preenche o primeiro plano um conjunto de pedras sobrepostas de modo tosco, correspondentes a um muro meio destruído, que se desenvolve para a esquerda, acompanhando uma elevação do terreno, no meio de vegetação escassa e rasteira. À esquerda, com a base ocultada pelo muro, elevam-se dois pinheiros isolados. Num plano mais distante, a seguir a uma área mais ou menos plana, eleva-se um conjunto arquitetónico, provável casa de quinta. Numa pequena elevação à esquerda, no último plano, uma outra construção aparentemente arruinada. O último plano do lado direito é constituído por arvoredo. O céu é amplo e preenche quase metade da composição. Esta obra é o estudo para a pintura com o título "Quinta do Covelo", obra da coleção do Museu Nacional de Soares dos Reis (Inv.º 159 Pin MNSR), prova de concurso para o pensionato na categoria de pintura de paisagem na Academia Portuense de Belas Artes.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origem / Historial:
Esta obra é o estudo preparatório para "Quinta do Covelo, Porto", Inv.º 159 Pin MNSR, realizada para a prova de concurso de Paisagem para o pensionato do Estado no estrangeiro. Descrição do processo de concurso no "Relatório e Parecer do Jurí Preparatório sobre o Concurso de Pensionistas do estado da Classe de Pintura Histórica e de Paisagem ": Porto, Academia de Belas Artes, 22 de Agosto de 1873 (Doc. manuscrito). Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 7099 Autor: Localização:

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica