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OBJECT DETAILS
Museum: Museu Nacional Soares dos Reis Inventory number: 104/ 82 Pin MNSR Measurments (cm): height: 36,5; width: 16; Description: Trecho de uma rua em Capri, um pequeno beco que desemboca numa porta. Esta obra faz parte de um conjuntos de oito pinturas com representações de ruas e trechos de Capri que têm em comum, além do local e data de execução, a natureza e a dimensão do suporte. É aqui bem evidente o interesse do artista pela captação e registo da cor sob o efeito da incidência da luz: nos extensos panos de parede das casas que ladeiam o beco, o pintor exercita a modelação da luz e da cor, numa gama reduzida de brancos, ocres e cinzas, em pinceladas largas e espessas. As aberturas das janelas escurecidas pelas sombras conferem à composição uma dinâmica ritmada pelo efeito do claro-escuro.
O elemento central é o portão verde que fecha o espaço e faz interromper a progressão das linhas que desenham o caminho e as paredes exteriores das casas laterais. A faixa estreita que limita o espaço ao fundo e tem o portão verde por base, representa um espaço de pátio coberto por ramada: aqui, a vegetação é trabalhada com uma sensibilidade mais descritiva, em linhas sinuosas traçadas com pincéis mais finos.
Sendo um espaço exterior, que a natureza das construções e a incidência da luz de sol aberta indiciam, ele é quase completamente fechado: vislumbra-se uma nesga de céu azul que remata o topo da composição para cá da ramada que cobre o pátio.
Incorporation: Outro - Pertence ao Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origin / History: Após a morte de Henrique Pousão, em 25 Março de 1884, o seu pai, o juiz Francisco Augusto Nunes Pousão, a exercer funções em Odemira, reuniu toda a obra do artista que se encontrava dispersa entre familiares e amigos, mandou emoldurar todos os quadros que pode reunir, mais tarde foi transferido para Faro e levou consigo toda a obra que reunira. F. Fernandes Lopes escreve a esse propósito que Nunes Pousão “tinha tudo no seu escritório, cujas paredes estavam assim forradas com quadros do filho. Encontrava-se ali tudo o que fora a sua produção artística em Pintura, excepto naturalmente o que anteriormente enviara para a Academia do Porto ou teria sido vendido a raros particulares, que lhe haveriam feito encomendas, ou ainda de amigos ou pessoas de família a quem fizera ofertas…” V. em Bib. LOPES, Francisco Fernandes [1959], p. 98, 99.
Após a morte do Juiz Nunes Pousão, em 2 de Agosto de 1888, em cumprimento da sua vontade, as obras foram entregues, pela viúva, à Academia Portuense de Belas Artes em cujo arquivo se guarda a relação sucinta de obras e objectos então entregues “Relação dos quadros, desenhos e mais objectos que faziam parte do espólio de Henrique Pousão.” AFBAUP , Correspondência recebida, Nº 212. Uma lista mais detalhada seria posteriormente redigida na própria Academia AFBAUP Documento avulso, sem cota, e Correspondência para o Governo, 1837-1911 [130, 21 Set. 1889, fla. 50 v].
Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
Esta obra foi depositada no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, autorizada por despacho superior de 27/11/1992, comunicada ao MNSR pelo Instituto Português de Museus (correspondência: Entrada 1027; Proc. 50; 24/12/1992).
Bibliography | ALMEIDA, Bernardo Pinto de - Henrique Pousão. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999, pág. 80, [81] | Arte Portuguesa do Século XIX (cat. exp. Palácio Nacional da Ajuda). Lisboa: IPPC, 1988, pág. 246 | DAVID, Celestino - Henrique Pousão. Pintor Alentejano (apontamentos biográficos). Évora: [S.n.], 1943, pág. 28-29 | Exposição temporária da obra de Henrique Pousão (1859-1884). Lisboa: MNAC, 1946, pág. 11 | Museu do Chiado. Arte Portuguesa 1850-1950. [Lisboa]: MC/ IPM/ MC, 1994, pág. 340-341 | Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850 - 1950 [Catálogo da exposição]. [Lisboa]: MC/IPM/MNSR, 1996, pág. 170-171 (il.) | RODRIGUES, António - Henrique Pousão. Lisboa: Inapa, 1998, pág. 72, 76 (il.) | SALAZAR, Abel - Henrique Pousão. Porto: Livraria Tavares Martins, 1947, pág. 24, il. [9] | Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIXème Siécle. Paris: Muséé du Petit Palais, 1987-88, pág. 254 | TEIXEIRA, José Monterroso - Henrique Pousão no Primeiro Centenário da sua Morte (1884-1984) (Cat. exp.). Lisboa: Fundação da Casa de Bragança, 1984, pág. 113, 126 | VALENTE, Maria Adelaide - Cânticos da Insubmissa Luz. Braga: Edições APPACDM Distrital de Braga, 1995, pág. 79 | |
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