MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 27, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
110 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Velha a dobar
Date / Period:
1881 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 46; width: 37,8;
Description:
Composição com uma figura de mulher sentada numa cadeira, de cabeça baixa e enrolada sobre si mesma, a segurar na mão esquerda um novelo de onde puxa um fio. No chapéu e no lenço estampado que tem sobre os ombros a pincelada é espessa e com empastamento de tinta criando texturas sobre as quais incide uma luz intensa bem como sobre as mãos e predominante mancha azul da saia. Graças à forma do chapéu, a parte superior do rosto, bem como parte dos ombros, ficam mergulhados na sombra. A figura inscreve-se sobre um fundo de pincelada rápida e solta, de verdes e castanhos, em que a profundidade é sugerida apenas pela faixa estreita de nuvens brancas e uma única árvore na linha do horizonte, dando à figura a aparência de ser "colada" sobre o fundo de paisagem.
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu. Proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (Antiga Academia de Belas Artes do Porto)
Origin / History:
Pousão permaneceu em Saint Sauves d'Auvergne (na região do Puy de Dôme no Maciço Central) entre 18 de Agosto e 22 de Setembro de 1881. Esta é uma das três pinturas que aí executou e que fizeram parte da primeira remessa de pensionista enviada nesse mesmo ano à Academia Portuense de Belas-Artes. Existe um desenho directamente relacionado com a obra, uma página de um caderno de apontamentos assinada H. Pousão, onde a figura é representada em diferente pose. O desenho foi reproduzido em SALAZAR, 1947 e TEIXEIRA, 1984 (v. bibliografia), mas o seu paradeiro é hoje desconhecido. A obra pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits