MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
73 Pin CMFC/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Apanha do sargaço
Datação:
1881 d.C. - 1888 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 41,5; largura: 55,5;
Descrição:
Paisagem representando um trecho de praia trabalhada em tonalidades claras e contrastantes em que o pintor exercitou uma particular liberdade na forma de tratamento da pincelada. Distinguem-se dois planos principais: o areal, trabalhado em tonalidades de castanho claro, e o extenso plano constituído pelo mar e céu separados por uma linha ténue de horizonte. Ali predominam as mesmas tonalidades no tratamento dos dois elementos, mar e céu, como num efeito de reflexo. O motivo iconográfico das mulheres à beira-mar serve mais uma função plástica de exercício pictórico do que a narrativa descritiva das práticas do quotidiano: o preto das vestes contrasta com as tonalidades claras da composição e a verticalidade dos corpos contraria a predominância das linhas horizontais.
Incorporação:
Doação - Doação de Maria da Luz de Melo e Castro.
Origem / Historial:
A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro. Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952.

Bibliografia

Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850 - 1950 [Catálogo da exposição]. [Lisboa]: MC/IPM/MNSR, 1996, pág. 84, 85 (il.)

Silva Porto 1850 - 1893, Exposição Comemorativa do Centenário da sua Morte (Cat. Exp.). Porto: IPM/MNSR, 1993., pág. 453 (il.), 463

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica