MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, April 29, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
120 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Entrada de uma aldeia
Date / Period:
1877 A.D
Holder:
Tela
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 40,7; width: 32,2;
Description:
Representação de uma rua de aldeia, em França, ladeada de casario. O primeiro plano é dominado por dois panos de parede, correspondentes a duas casas, que ladeiam a composição. O restante casario visível, o da face esquerda da rua, é constituído por pequenas casas de alturas distintas, de paredes brancas banhadas pela luz do sol e coberturas de cores diferentes, em telha ou em colmo. Ao centro, uma figura feminina vista de costas, que caminha descendo a rua, traja saia comprida e blusa negras e lenço amarelo na cabeça. Aparentemente, a figura tem ao colo uma criança, pequeno vulto visível à sua esquerda.
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origin / History:
Quadro remetido de Paris à Academia Portuense de Belas Artes como prova de pensionista referente ao ano de 1877. Foi apresentado na 12ª Exposição Trienal da APBA, em 1878. O título e data propostos baseiam-se no Catálogo das obras apresentadas na 12ª Exposição Trienal, em 1878, onde a obra é integrada nas "remessas no ano de 1878". Nesta exposição é apresentada com o título "Entrada de uma Aldeia". Na exposição retrospectiva da obra do pintor, de 1950, foi apresentada com o título "Caminho da Normandia". Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Nacional Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits