MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, May 02, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
175 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Estudo de paisagem (Auteuil) (Inventário MNSR)
Production Place:
Auteuil (arredores de Paris)
Date / Period:
1874 A.D
Holder:
Tela
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 54,6; width: 45,8;
Description:
Estudo de paisagem campestre. Composição dominada por conjunto de árvores frondosas no primeiro plano, que ocupa toda a metade direita do quadro. À esquerda projecta-se a sombra das árvores e no plano seguinte está representada uma pequena figura de camponês, de costas, com um amplo chapéu de abas, transportando um balde em cada mão. O camponês encaminha-se para um conjunto de casas rurais, parcialmente rodeado por uma cerca tosca de tábuas, à esquerda, e envolvido pela vegetação. Ao fundo eleva-se um cipreste, sobre um céu azul claro com nuvens brancas.
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origin / History:
Primeira remessa de pensionista na classe de paisagem enviada à Academia Portuense de Belas Artes em 1874. Foi apresentada na 11.ª Trienal da APBA desse mesmo ano com o seguinte título: "Um estudo de Paisagem feito em Auteuil, nos arredores de Paris". Foram sendo atribuídas a estas obras novas designações: na Exposição "Trabalhos de Silva Porto" de 1894 a obra foi apresentada com o título "Estudo de Paisagem, Auteuil"; na exposição retrospectiva de 1950 foi apresentada com o título "Estudo de Paisagem"; na exposição "Silva Porto, 1850-1893", realizada no MNSR, em 1993, é apresentada com o título: "Auteuil (um estudo de paisagem feito em Auteuil, nos arredores de Paris)". Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits