MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
21 Des.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Título:
O Inverno e o gato
Datação:
XX d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Técnica mista
Dimensões (cm):
altura: 15,1; largura: 9,7;
Descrição:
Representa uma figura masculina, conhecida por "Inverno", figura característica da Nazaré, encostada a uma parede. Usa fato, chapéu e chapéu-de-chuva debaixo do braço. Perto, um gato sentado.
Incorporação:
Doação - Doado por António Vitorino Laranjo.
Origem / Historial:
O "Inverno" era uma figura típica e de carácter enigmático que todos os anos vinha à Nazaré. Supõe-se que o seu nome próprio fosse José Janardo, provindo de terra incerta, com referências a Alenquer, Cartaxo, Santarém, Serro Ventoso ou Vermelha (Cadaval). Surgia na Nazaré, vindo a banhos, trajando casaco largo e comprido, calças de cotim, chapéu enterrado na cabeça, botas cardadas e o seu inseparável chapéu-de-chuva. Passava os dias em atitude introvertida, deambulando "p'ra norte e p'ra sul" ou sentado nos bancos da Praça Sousa Oliveira. Por nunca abandonar o velho chapéu-de-chuva, ficou conhecido por “Inverno”. O Museu Dr. Joaquim Manso possui várias representações desta figura popular, entre as quais este desenho da autoria de António Vitorino Laranjo.
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
Entidades
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica