Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1638 Mov
Autores:
Kano Domi
Desconhecido
Datação:
1593 d.C. - 1601 d.C.
Matéria:
Madeira de criptómeria, papel de amoreira, pigmentos minerais e aglutinante, folha de ouro, pó de ouro e prata, laca, ferragens de cobre douradas.
Técnica:
Formados por um numero par de folhas unidos por moldura articulada e por charneiras de papel. Sobre um engradado leve de madeira colavam-se sobrepostas folhas de papel de amoreira da mais espessa para a mais fina, até se obter uma superficie lisa e resistente que irá receber decoração. Revestidas parcialmente a folha de ouro, são decoradas com pintura a têmpera. Reverso com decoração a pó de prata.
Dimensões (cm):
altura: 172,8; espessura: 2; comprimento: 380,8 (aberto);
Descrição:
Este biombo articulado constituido por seis folhas, faz parte de um par. Executado numa estrutura leve de engradado em madeira, coberta por sucessivas folhas de papel de forma a obter uma superficie uniforme onde o artista desenvolve o seu tema utilizando, neste caso, cores vibrantes, enquadradas por grandes superficies em ouro. Debruado a seda, é rematado por moldura lacada protegida por ferragens em cobre. O reverso liso decorado com esquirolas metálicas, demonstra que se destinava a espaços de cerimonial.
Este par atribuido ao pintor Kano Domi, descreve visualmente da esquerda para a direita, episodios das actividades religiosas e comerciais dos portugueses no Japão.
Aos pintores da escola de Kano a quem cabia retratar o quotidiano, não podia escapar o espanto e a curiosidade que causava a chegada do barco negro a Nagasaki.
Na nau, caracterizada com imponentes castelos de proa e popa e propositadamente sem velas, com seus cestos de vigias nos três mastros, uma tripulação, cuja habilidade o pintor não deixou de caricaturar fazendo malabarismos nos estais que ligam os mastros, afadiga-se no desembarque, sob o olhar atento de um jesuita, transferindo as mercadorias para um batel, enquanto o capitão-mor, oficiais e mercadores negoceiam no convés, confortavelmente sentados. Uns e outros são facilmente identificáveis pelo pormenor e detalhe posto nas indumentárias.
Na praia destacando-se do grupo, dois personagens hierarquicamente superiores, munidos de apito preso em grossas cadeias de ouro (Santos, 1998), sentados em cadeiras de tesoura de origem chinesa, fiscalizam atentamente a descarga do batel: seda em fardos e enrolada, arquetas e caixas lacadas chinesas (?), e um sem numero de outras mercadorias preciosas.
Na terra firme confundindo-se com o céu numa mancha dourada em diagonal à direita, não faltam os delicados pinheiros, enquanto que o mar de tonalidades negras e prateadas desenrola-se no imbrincado das suas ondas entrando na terra em estreitos braços.
Incorporação:
Compra - Transitou do Ministério das Finanças para o MNAA.