MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 11 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1981 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Retrato de D. Leonor de Áustria
Autor:
Joss van Cleve
Datação:
1530 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 25; largura: 19;
Descrição:
A retratada é D. Leonor de Áustria (1498-1558), irmã de Carlos V, mulher do rei D. Manuel de Portugal (1519) e de Francisco I de França (1530). Surge aqui profusamente ataviada de jóias, tendo na mão direita um anel com um rubi, provável alusão ao casamento que o xadrez diplomático da Casa de Áustria secretamente lhe impôs, em 1526, após a sua efémera estadia na corte portuguesa (ver historial).
Incorporação:
Doação - Oferta de Calouste Gulbenkian.
Origem / Historial:
Esta pintura foi adquirida na venda da Colecção do Castelo de Nijenrode, Amesterdão, em 1923. Foi posteriormente oferecida ao Estado por Calouste Gulbenkian. Existem retratos idênticos a este em Londres, Madrid, Chantilly, Haia, Viena de Áustria e Cincinatti. O de Hampton Court tem sido considerado exemplar autógrafo de Van Cleve, chamado a França pelos emissários de Francisco I a fim de executar retratos ao natural do rei, da rainha e de outros membros da família real. Esta versão do MNAA é a única da série em que D. Leonor se mostra com um chapéu ricamente decorado e esboçando o gesto de apresentação do anel.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica