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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves N.º de Inventário: CMAG 858 Dimensões (cm): altura: 31; largura: 21.5; Descrição: Retrato representando uma camponesa, executado em aguarela sobre papel. A jovem apresenta-se parcialmente de lado, envergando traje do campo. De cabeça baixa, olha para algo que tem nas mãos. Cobre-lhe a cabeça um lenço em beije, onde observamos uma madeixa de cabelo de cor castanho claro na testa e também lateralmente Enverga saia de cor neutra comprida, mas sem a sua visualização dos pés. Tem um avental azul, à sua frente em azul-escuro com duas riscas horizontais na parte inferior. Carrega sobre os ombros um grande xaile axadrezado em tons de vermelho e beije. Olha fixamente, as mãos mas não conseguimos identificar o que possui dentro delas. Parece-nos que se encontra apoiada no lado esquerdo, a um espaldar de uma cadeira de cor castanha. Os tons variam entre os castanhos-claros e escuros, azul e vermelho. Encontra-se assinado no canto inferior esquerdo, “Lupi - 13-4-75". Incorporação: Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial: Adquirida num leilão da Travessa de S.Sebastião, em 23/10/1932 e fazia parte do espólio do Dr.Miguel Solano. Custou 350$00 (trezentos e cinquenta escudos), mais 10%. Metida em moldura preta com margens douradas em relevo. Tinha algumas manchas de traça, que não prejudicavam o essencial. Foi retocada pelo senhor Cassio que substituiu a cartolina branca em que estava assente por outra cinzenta. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 4.000$00 (quatro mil escudos).
Informação Inventário Dr. Anastácio Gonçalves:
"Aguarela assinada Lupi- 13-4-75. Mede 31x21,5 e está posta ao alto. Presenta uma campónia, de pé, encostada ao espaldar de uma cadeira a examinar qualquer coisa que tem nas mãos. Foi adquirida num leilão da Travessa de S. Sebastião em 23/10/32 e fazia parte do espólio do Dr. MIguel Solano. Custou Esc. 350$00 mais 10%. Está metida em moldura preta com margens douradas em relevo, a qual mede 63x52. Tinha algumas manchas de traça que não prejudicavam a parte essencial. Foi retocada pelo Sr. Cassio que substituiu a cartolina branca em que estava assente por iutra cinzenta. TEm colado nas costas do cartão um papel som os seguintes dizeres: " Este quadro pertence a Miguel Solano. Foi-lhe oferecido pela exma Família do Autor Miguel Angelo Lupi em Abril de 1883".
Bibliografia | Arte Portuguesa do século XIX. Palácio da Ajuda: I.P.P.C., 1988, pág. - | BARREIRA, João - Arte Portuguesa. Lisboa: s.d., pág. - | Catálogo-Guia(II) Exposição Temporária das Obras de Miguel Lupi e de um Grupo de Neo-Românticos Portugueses. Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea, 1945-46, pág. - | CHICÓ, M.T.; França, J.A.; Gusmão, A.N.; Santos, A.V. - Dicionário da Pintura Portuguesa. Lisboa: 1973, pág. - | FIGUEIREDO, José - Algumas palavras sobre a evolução da Arte em Portugal. Lisboa: 1908, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - "Sobre o Naturalismo Português" in Catálogo da Exposição Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966, Vol. II, pág. - | MACEDO, Diogo de - "A Arte Portuguesa nos séculos XIX e XX - o Naturalismo", in Arte Portuguesa - Pintura, dir. João Barreira. Lisboa: Excelsior, s.d., pág. - | MACEDO, Diogo de - Miguel Ângelo Lupi. Lisboa: 1952, pág. - | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi. Síntese duma Obra. Lisboa: Bertrand, 1947, pág. - | ORTIGÃO, Ramalho - Arte Portuguesa. Crítica e polémica. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1947, pág. - | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal. Barcelos: Livraria Civilização Editor, 1987, pág. - | SANTOS, Reinaldo dos; Macedo, Diogo de - História da Arte em Portugal. Porto: 1953, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: Emp.Nacional de Publicidade, s.d., pág. - | Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIX siécle. Paris, Petit Palais: 1987-88, pág. - | FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2003. IPM, 1 edição, pág. 82 e 83 | |
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