|
OBJECT DETAILS
Museum: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves Inventory number: CMAG 926 Date / Period: 1880 A.D - 1882 A.D - XIX Measurments (cm): height: 21.5; width: 26; Description: Composição representando uma cena de interior onde, num primeiro plano, um jovem convida uma jovem para dançar. Atrás, sobre o lado esquerdo, um velho, de barbas, sentado parece dormitar, do lado contrário uma outra jovem observa-os de leque na mão. As duas figuras principais, que centralizam a acção, são reforçadas pela localização lateral das outras duas que fecham estruturalmente a cena. Esta composição é rica cromaticamente, misturam-se diferentes cores na descrição visual da cena sendo cada uma delas essencialmente necessária. No casal da frente, ela de vestido de noite verde, luvas brancas e flor branca na cabeça, ele de "smoking" preto e camisa branca. Á luminosidade da mancha do vestido da esquerda contrapõe-se o negro do fato, "aberto" posteriormente pela extensão de branco da camisa. Atrás, do lado da jovem, o homem mais velho de fato escuro, idêntico ao do jovem da frente, no lado contrário, uma rapariga de branco no seu vestido comprido segurando um leque cor-de-rosa. A cauda dos dois vestidos têm igualmente uma importante função de estruturação do exíguo espaço da composição. Pontuam ainda o conjunto, uma almofada vermelha do lado esquerdo e um jarrão desse mesmo lado. O fundo, ao contrário do que é habitual neste pintor, apresenta um tom verde luminoso com uma pincelada vibrátil. Incorporation: Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origin / History: Obra comprada a D. Maria Nunes, viúva do banqueiro Nunes, da firma Nunes & Nunes, e sogra de Martinho da Fonseca, em 20/09/1939 por 1.500$00 (mil e quinhentos escudos) e mais 150$00 (cento e cinquenta escudos) para o intermediário que foi o Pinto da rua do Mundo. A tela fora, em tempos adquirida no leilão do banqueiro Pons.Tem no verso escrito "L'invitation à la valse". Na opinião da viúva de Columbano as duas figuras principais retratadas tiveram como modelos o pintor e a sua irmã, Maria Augusta. Metida em feia moldura de baguette. Teve nova moldura em Fevereiro de 1940 que custou 65$00 (sessenta e cinco escudos). O vidro foi 3$40 (três escudos e quarenta centavos).
Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 60.000$00 (sessenta mil escudos).
Bibliography | AAVV - Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: 1979, pág. - | ALDEMIRA, Luís Varela - Columbano. Ensaio Biográfico e Crítico. Lisboa: Livraria Portugal, 1941, pág. - | Arte Portuguesa do século XIX. Palácio da Ajuda: I.P.P.C., 1988, pág. - | Artistas do Grupo do Leão. Exposição do Centenário. Caldas da Rainha, Museu José Malhoa: 1981, pág. - | ARTUR, Ribeiro - Arte e Artistas Contemporâneos. Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. - | BARREIRA, João - Arte Portuguesa. Lisboa: s.d., pág. - | Centenário de Columbano. Caldas da Rainha, Museu José Malhoa: 1957, pág. - | CHICÓ, M.T.; França, J.A.; Gusmão, A.N.; Santos, A.V. - Dicionário da Pintura Portuguesa. Lisboa: 1973, pág. - | Columbano Bordalo Pinheiro. Macau, Leal Senado de Macau: 1986, pág. - | Columbano. Lisboa, Museu Nac. Arte Contemporânea: 1980, pág. - | Diário de Notícias: 25/08/1947, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - "Sobre o Naturalismo Português" in Catálogo da Exposição Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966, Vol. II, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - Malhoa, o Português dos Portugueses & Columbano, o Português sem Portugueses. Lisboa: Bertrand Editora, 1987, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - Museu Militar: Pintura e Escultura. Lisboa: 1996, pág. - | LUCENA, Armando de - Columbano no seu ofício de Pintor - Separata de Belas-Artes, nº11. Lisboa: 1957, pág. - | MACEDO, Diogo de - "A Arte Portuguesa nos séculos XIX e XX - o Naturalismo", in Arte Portuguesa - Pintura, dir. João Barreira. Lisboa: Excelsior, s.d., pág. - | MACEDO, Diogo de - Columbano. "Concerto de Amadores". Lisboa: Bertrand, 1945, pág. - | MACEDO, Diogo de - Grupo do Leão, 1885-1905. Lisboa: Ed. Litoral, 1946, pág. - | MATIAS, Maria Margarida Marques - "O Naturalismo na Pintura", in História da Arte em Portugal, vol.11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. - | MATIAS, Maria Margarida Marques - Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves: Universidade Nova de Lisboa, Julho 1980, pág. - | MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário.. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984, pág. 168-169 | NEGREIROS, Almada - O Grupo do Leão visto pelos Modernos (SNBA). Lisboa: 1941, pág. - | Os Naturalistas Portugueses. Macau: Galeria do Leal Senado, 1986, pág. - | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal. Barcelos: Livraria Civilização Editor, 1987, pág. - | PORTELA JÚNIOR - Reflexões sobre Columbano. Conferência proferida no Museu Provincial de José Malhoa. Caldas da Rainha: 1955, pág. - | RAMALHO, Monteiro - Folhas d'Arte. Lisboa: M.Gomes Ed., 1897, pág. - | SANTOS, Reinaldo dos - Columbano - Separata de Belas Artes, nº11. Lisboa: 1957, pág. - | SANTOS, Reinaldo dos; Macedo, Diogo de - História da Arte em Portugal. Porto: 1953, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: Emp.Nacional de Publicidade, s.d., pág. - | SILVA, Raquel Henriques da - "Naturalismos", in História das Artes Plásticas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, pág. - | Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIX siécle. Paris, Petit Palais: 1987-88, pág. - | TEIXEIRA, Luís - Figuras e Episódios do Leão de Ouro. Lisboa: Ática, 1941, pág. - | |
|
|