MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 21 de julho de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 926
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Convite à Valsa
Datação:
1880 d.C. - 1882 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
cartão
Dimensões (cm):
altura: 21.5; largura: 26;
Descrição:
Composição representando uma cena de interior onde, num primeiro plano, um jovem convida uma jovem para dançar. Atrás, sobre o lado esquerdo, um velho, de barbas, sentado parece dormitar, do lado contrário uma outra jovem observa-os de leque na mão. As duas figuras principais, que centralizam a acção, são reforçadas pela localização lateral das outras duas que fecham estruturalmente a cena. Esta composição é rica cromaticamente, misturam-se diferentes cores na descrição visual da cena sendo cada uma delas essencialmente necessária. No casal da frente, ela de vestido de noite verde, luvas brancas e flor branca na cabeça, ele de "smoking" preto e camisa branca. Á luminosidade da mancha do vestido da esquerda contrapõe-se o negro do fato, "aberto" posteriormente pela extensão de branco da camisa. Atrás, do lado da jovem, o homem mais velho de fato escuro, idêntico ao do jovem da frente, no lado contrário, uma rapariga de branco no seu vestido comprido segurando um leque cor-de-rosa. A cauda dos dois vestidos têm igualmente uma importante função de estruturação do exíguo espaço da composição. Pontuam ainda o conjunto, uma almofada vermelha do lado esquerdo e um jarrão desse mesmo lado. O fundo, ao contrário do que é habitual neste pintor, apresenta um tom verde luminoso com uma pincelada vibrátil.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Obra comprada a D. Maria Nunes, viúva do banqueiro Nunes, da firma Nunes & Nunes, e sogra de Martinho da Fonseca, em 20/09/1939 por 1.500$00 (mil e quinhentos escudos) e mais 150$00 (cento e cinquenta escudos) para o intermediário que foi o Pinto da rua do Mundo. A tela fora, em tempos adquirida no leilão do banqueiro Pons.Tem no verso escrito "L'invitation à la valse". Na opinião da viúva de Columbano as duas figuras principais retratadas tiveram como modelos o pintor e a sua irmã, Maria Augusta. Metida em feia moldura de baguette. Teve nova moldura em Fevereiro de 1940 que custou 65$00 (sessenta e cinco escudos). O vidro foi 3$40 (três escudos e quarenta centavos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 60.000$00 (sessenta mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica