MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 13 de novembro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 926
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Convite à Valsa
Datação:
1880 d.C. - 1882 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
cartão
Dimensões (cm):
altura: 21.5; largura: 26;
Descrição:
Composição representando uma cena de interior onde, num primeiro plano, um jovem convida uma jovem para dançar. Atrás, sobre o lado esquerdo, um velho, de barbas, sentado parece dormitar, do lado contrário uma outra jovem observa-os de leque na mão. As duas figuras principais, que centralizam a acção, são reforçadas pela localização lateral das outras duas que fecham estruturalmente a cena. Esta composição é rica cromaticamente, misturam-se diferentes cores na descrição visual da cena sendo cada uma delas essencialmente necessária. No casal da frente, ela de vestido de noite verde, luvas brancas e flor branca na cabeça, ele de "smoking" preto e camisa branca. Á luminosidade da mancha do vestido da esquerda contrapõe-se o negro do fato, "aberto" posteriormente pela extensão de branco da camisa. Atrás, do lado da jovem, o homem mais velho de fato escuro, idêntico ao do jovem da frente, no lado contrário, uma rapariga de branco no seu vestido comprido segurando um leque cor-de-rosa. A cauda dos dois vestidos têm igualmente uma importante função de estruturação do exíguo espaço da composição. Pontuam ainda o conjunto, uma almofada vermelha do lado esquerdo e um jarrão desse mesmo lado. O fundo, ao contrário do que é habitual neste pintor, apresenta um tom verde luminoso com uma pincelada vibrátil.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Obra comprada a D. Maria Nunes, viúva do banqueiro Nunes, da firma Nunes & Nunes, e sogra de Martinho da Fonseca, em 20/09/1939 por 1.500$00 (mil e quinhentos escudos) e mais 150$00 (cento e cinquenta escudos) para o intermediário que foi o Pinto da rua do Mundo. A tela fora, em tempos adquirida no leilão do banqueiro Pons.Tem no verso escrito "L'invitation à la valse". Na opinião da viúva de Columbano as duas figuras principais retratadas tiveram como modelos o pintor e a sua irmã, Maria Augusta. Metida em feia moldura de baguette. Teve nova moldura em Fevereiro de 1940 que custou 65$00 (sessenta e cinco escudos). O vidro foi 3$40 (três escudos e quarenta centavos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 60.000$00 (sessenta mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica