|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves N.º de Inventário: CMAG 900 Título: O Moinho Gigante, Barreiro Dimensões (cm): altura: 37.5; largura: 55; Descrição: Paisagem fluvial representando as margens do rio onde um bando de patos se abriga. O tom térreo do 1º plano e as àguas translúcidas conduzem o olhar para o motivo central, um moinho em actividade com um casebre e um pequeno barco sobre o seu lado direito. A mancha de àgua espelha o cromatismo da calmia do céu e do reflexo da casa. Incorporação: Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial: Obra comprada em 18/12/1937, por intermédio de Tendeiro, no leilão de Nolte no Alto Estoril por 3.100$00 (três mil e cem escudos) e mais 10% num total de 3.410$00 (três mil quatrocentos e dez escudos). Metida em velha moldura de baguette dourada semelhante à dos outros quadros dos outros quadros comprados na mesma altura às Senhoras Mendes Guerreiro. Nova moldura feita em Setembro de 1938 que custou 120$00 (cento e vinte escudos). Segundo o Dr.Anastácio Gonçalves, nas suas notas, esta obra parece ser a mesma que anteriormente pertencia à viúva Brazão.
Bibliografia | AAVV - Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: 1979, pág. - | ALDEMIRA, Luís Varela - Silva Porto. Lisboa: Artis, 1954, pág. - | ALMEIDA, Fialho - "A morte de Silva Porto" in Os Gatos, vol.6. Lisboa,: Liv.Clássica, 1922, pág. - | Arte Portuguesa do século XIX. Palácio da Ajuda: I.P.P.C., 1988, pág. - | ARTUR, Ribeiro - Arte e Artistas Contemporâneos. Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - "Silva Porto", in Dicionário da Pintura Portuguesa, dir.M.T.Chicó,A.Vieira Santos, J.A.França. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966, Vol. II, pág. - | GAYO, Silva - Um ano de Crónica. Lisboa: Bertrand, 1888, pág. - | MACEDO, Diogo de - "A Arte Portuguesa nos séculos XIX e XX - o Naturalismo", in Arte Portuguesa - Pintura, dir. João Barreira. Lisboa: Excelsior, s.d., pág. - | MACEDO, Diogo de - Grupo do Leão, 1885-1905. Lisboa: Ed. Litoral, 1946, pág. - | MACEDO, Diogo de - Silva Porto. Um fundador. Lisboa: Bertrand, 1950, pág. - | MATIAS, Maria Margarida Marques - Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves: Universidade Nova de Lisboa, Julho 1980, pág. 14 | MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário.. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984, pág. 157 | NEGREIROS, Almada - O Grupo do Leão visto pelos Modernos (SNBA). Lisboa: 1941, pág. - | RAMALHO, Monteiro - Folhas d'Arte. Lisboa: M.Gomes Ed., 1897, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: Emp.Nacional de Publicidade, s.d., pág. - | Silva Porto,1850-1893. Exposição comemorativa do centenário da sua morte, Museu Nacional de Soares dos Reis: 1993, pág. - | SILVA, Raquel Henriques da - "A arte sob a referência naturalista", in Portugal Contemporâneo, vol.2, dir. A.Reis,. Lisboa: Alfa, 1989, pág. - | SILVA, Raquel Henriques da - "Naturalismos", in História das Artes Plásticas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, pág. - | SOARES, Ernesto - Prémios na Sociedade Promotora de Belas Artes em Portugal. Lisboa: 1930, pág. - | Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIX siécle. Paris, Petit Palais: 1987-88, pág. - | TEIXEIRA, Luís - Figuras e Episódios do Leão de Ouro. Lisboa: Ática, 1941, pág. - | |
|
|