MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 883
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Paisagem (Golegã)
Datação:
1881 d.C. - 1889 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
madeira
Dimensões (cm):
altura: 11.3; largura: 18;
Descrição:
Paisagem eminentemente plástica, sem figuração, com alguma sugestão simbolista. A pincelada espessa e livre vai estruturando a composição que se desenvolve entre àrvores e vegetação rasteira. Apresenta um cromatismo pouco luminoso duma identidade aparente entre a terra e o céu, num equilíbrio entre as manchas azuladas e as tonalidades ocres da terra. Parece estarmos perante um apontamento espontâneo de paisagem.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Comprada em leilão no espólio de Arthur May, de Ponta Delgada, por intermédio de Borba Vieira pelo valor de 250$00 (duzentos e cinquenta escudos) mais 5%. Segundo as notas do Dr.Anastácio Gonçalves, ele próprio já tinha anteriormente oferecido 400$00 (quatrocentos escudos) por esta obra. Diz-nos igualmente que na colecção existia um "pendant" que foi vendido por 900$00 (novecentos escudos). A obra estava metida em moldura com torcidos e na cor natural da madeira. Depois da transacção, a obra chegou a Lisboa em 11/12/1936. Em 19/07/1940, António Conceição Silva e Ezequiel Pereira colocaram as suas assinaturas sob a declaração escrita pelo primeiro:"Quadro autêntico de Silva Porto". Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 5.000$00 (cinco mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica