|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves N.º de Inventário: CMAG 882 Título: Charneca Alentejana Datação: 1880 d.C. - 1889 d.C. - XIX Dimensões (cm): altura: 37.5; largura: 56; Descrição: Paisagem alentejana à hora do crepúsculo, constituída por um campo aberto pontuado por alguns sobreiros, um sobre o lado esquerdo da composição, os restantes no lado oposto. Tem uma maior densidade cromática sobre a zona direita da composição.O tratamento da luz, numa tonalidade uniformizante e ténue, concede serenidade e imobilidade à paisagem retratada. Incorporação: Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial: Comprada em 5/05/1932 na rua Nova de S.António, 37-r/c à família do Dr.João Marques da Costa a quem a obra tinha pertencido. Foi intermediário da transacção o pintor Adriano Costa. Foi comprado num lote de dois exemplares (com o SIC 320) atribuindo-lhe o valor de 1.200$00 (mil e duzentos escudos). O intermediário recebeu 10% do valor. Metida em moldura de "Pitch-pine" que foi substituida em fins de Maio de 1932 por outra dourada com flores, com 13 cm de largura, que custou 125$00 (cento e vinte e cinco escudos). Nas notas do Dr.Anastácio Gonçalves é referido que Malhoa gostou muito destas duas telas (SIC 321 e SIC 320). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).
Bibliografia | AAVV - Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: 1979, pág. - | ALDEMIRA, Luís Varela - Silva Porto. Lisboa: Artis, 1954, pág. - | ALMEIDA, Fialho - "A morte de Silva Porto" in Os Gatos, vol.6. Lisboa,: Liv.Clássica, 1922, pág. - | Arte Portuguesa do século XIX. Palácio da Ajuda: I.P.P.C., 1988, pág. 185 | ARTUR, Ribeiro - Arte e Artistas Contemporâneos. Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - "Silva Porto", in Dicionário da Pintura Portuguesa, dir.M.T.Chicó,A.Vieira Santos, J.A.França. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966, Vol. II, pág. - | GAYO, Silva - Um ano de Crónica. Lisboa: Bertrand, 1888, pág. - | MACEDO, Diogo de - Grupo do Leão, 1885-1905. Lisboa: Ed. Litoral, 1946, pág. - | MACEDO, Diogo de - Silva Porto. Um fundador. Lisboa: Bertrand, 1950, pág. - | MATIAS, Maria Margarida Marques - Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves: Universidade Nova de Lisboa, Julho 1980, pág. 13 | MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário.. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984, pág. 173 | NEGREIROS, Almada - O Grupo do Leão visto pelos Modernos (SNBA). Lisboa: 1941, pág. - | RAMALHO, Monteiro - Folhas d'Arte. Lisboa: M.Gomes Ed., 1897, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: Emp.Nacional de Publicidade, s.d., pág. - | Silva Porto,1850-1893. Exposição comemorativa do centenário da sua morte, Museu Nacional de Soares dos Reis: 1993, pág. - | SILVA, Raquel Henriques da - "A arte sob a referência naturalista", in Portugal Contemporâneo, vol.2, dir. A.Reis,. Lisboa: Alfa, 1989, pág. - | SILVA, Raquel Henriques da - "Naturalismos", in História das Artes Plásticas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, pág. - | SOARES, Ernesto - Prémios na Sociedade Promotora de Belas Artes em Portugal. Lisboa: 1930, pág. - | Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIX siécle. Paris, Petit Palais: 1987-88, pág. 193 | TEIXEIRA, Luís - Figuras e Episódios do Leão de Ouro. Lisboa: Ática, 1941, pág. - | |
|
|