MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de agosto de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 879
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
As Lavadeiras. Tapada da Ajuda
Datação:
1879 d.C. - 1880 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
tela
Dimensões (cm):
altura: 33; largura: 56;
Descrição:
Cena representando um grupo de lavadeiras, quatro, junto a um tanque branco. No primeiro plano estão três mulheres a lavar a roupa, uma de costas com saia comprida de tom escuro, camisa e lenço brancos e xaile vermelho aos ombros, inclinada sobre o tanque. Ao centro, de frente, duas mulheres, de pé, lavando roupa e vestindo de forma idêntica à primeira. Um pouco mais atrás sobre o lado esquerdo, a quarta mulher, sentada de costas, é uma mancha de pontuação cromática com o lenço vermelho entre a vegetação da composição. O denso arvoredo verde escuro fecha toda a composição.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Em 1894 a obra pertencia ao Dr. Marques da Costa Jorge como confirma um papel colado na grade do quadro. Passou posteriormente para a posse de Clarisse Marques da Costa Pinto Basto. A 19/11/1945 o Dr. Anastácio Gonçalves adquiriu esta obra na Casa Nascimento por 5.500$00 (cinco mil e quinhentos escudos). Vinha numa velha moldura, "imprópria" segundo palavras de A. Gonçalves. A sua substituição custou 220$00 (duzentos escudos). A assinatura original está muito apagada (quase inexistente) mas tem nas costas o carimbo do espólio de Silva Porto e escrito à pena, "Certifico - A.Ramalho". Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica