MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 19 de outubro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 879
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
As Lavadeiras. Tapada da Ajuda
Datação:
1879 d.C. - 1880 d.C. - XIX
Matéria:
óleo
Suporte:
tela
Dimensões (cm):
altura: 33; largura: 56;
Descrição:
Cena representando um grupo de lavadeiras, quatro, junto a um tanque branco. No primeiro plano estão três mulheres a lavar a roupa, uma de costas com saia comprida de tom escuro, camisa e lenço brancos e xaile vermelho aos ombros, inclinada sobre o tanque. Ao centro, de frente, duas mulheres, de pé, lavando roupa e vestindo de forma idêntica à primeira. Um pouco mais atrás sobre o lado esquerdo, a quarta mulher, sentada de costas, é uma mancha de pontuação cromática com o lenço vermelho entre a vegetação da composição. O denso arvoredo verde escuro fecha toda a composição.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Em 1894 a obra pertencia ao Dr. Marques da Costa Jorge como confirma um papel colado na grade do quadro. Passou posteriormente para a posse de Clarisse Marques da Costa Pinto Basto. A 19/11/1945 o Dr. Anastácio Gonçalves adquiriu esta obra na Casa Nascimento por 5.500$00 (cinco mil e quinhentos escudos). Vinha numa velha moldura, "imprópria" segundo palavras de A. Gonçalves. A sua substituição custou 220$00 (duzentos escudos). A assinatura original está muito apagada (quase inexistente) mas tem nas costas o carimbo do espólio de Silva Porto e escrito à pena, "Certifico - A.Ramalho". Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica