|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves N.º de Inventário: CMAG 878 Dimensões (cm): altura: 17.5; largura: 26; Descrição: Paisagem muito plástica. A consistência matérica da tinta, a expressividade da pincelada constroem uma composição onde a volumetria dos planos se desenvolve por contraste cromático e lumínico. O pintor utiliza tons verdes (vivos e escuros) e castanhos. Ao fundo, no centro da composição, uma mancha laranja delimita a linha do horizonte. Representa, possivelmente, o pôr-do-sol na charneca de Belas. Incorporação: Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial: Foi adquirido pelo Dr.Anastácio Gonçalves a Laura Costa (com mais outras quatro obras), provindo do espólio da viúva de Alberto de Oliveira. Atribuiu-se-lhe no lote o valor de 150$00 (cento e cinquenta escudos). Vinha metido em moldura de baguette de madeira de cor natural. A obra foi limpa em fins de Junho pelo Senhor Cassio. Teve nova moldura em Setembro de 1938 que custou 24$00 (vinte e quatro escudos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 5.000$00 (cinco mil escudos).
Bibliografia | AAVV - Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: 1979, pág. - | ALDEMIRA, Luís Varela - Silva Porto. Lisboa: Artis, 1954, pág. - | ALMEIDA, Fialho - "A morte de Silva Porto" in Os Gatos, vol.6. Lisboa,: Liv.Clássica, 1922, pág. - | Arte Portuguesa do século XIX. Palácio da Ajuda: I.P.P.C., 1988, pág. - | ARTUR, Ribeiro - Arte e Artistas Contemporâneos. Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - "Silva Porto", in Dicionário da Pintura Portuguesa, dir.M.T.Chicó,A.Vieira Santos, J.A.França. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. - | FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966, Vol. II, pág. - | GAYO, Silva - Um ano de Crónica. Lisboa: Bertrand, 1888, pág. - | MACEDO, Diogo de - "A Arte Portuguesa nos séculos XIX e XX - o Naturalismo", in Arte Portuguesa - Pintura, dir. João Barreira. Lisboa: Excelsior, s.d., pág. - | MACEDO, Diogo de - Grupo do Leão, 1885-1905. Lisboa: Ed. Litoral, 1946, pág. - | MACEDO, Diogo de - Silva Porto. Um fundador. Lisboa: Bertrand, 1950, pág. - | MATIAS, Maria Margarida Marques - Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves: Universidade Nova de Lisboa, Julho 1980, pág. 13 | MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário.. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984, pág. 174 | NEGREIROS, Almada - O Grupo do Leão visto pelos Modernos (SNBA). Lisboa: 1941, pág. - | RAMALHO, Monteiro - Folhas d'Arte. Lisboa: M.Gomes Ed., 1897, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: Emp.Nacional de Publicidade, s.d., pág. - | Silva Porto,1850-1893. Exposição comemorativa do centenário da sua morte, Museu Nacional de Soares dos Reis: 1993, pág. - | SILVA, Raquel Henriques da - "A arte sob a referência naturalista", in Portugal Contemporâneo, vol.2, dir. A.Reis,. Lisboa: Alfa, 1989, pág. - | SILVA, Raquel Henriques da - "Naturalismos", in História das Artes Plásticas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, pág. - | SOARES, Ernesto - Prémios na Sociedade Promotora de Belas Artes em Portugal. Lisboa: 1930, pág. - | Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIX siécle. Paris, Petit Palais: 1987-88, pág. - | TEIXEIRA, Luís - Figuras e Episódios do Leão de Ouro. Lisboa: Ática, 1941, pág. - | FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2003. IPM, 1 edição, pág. 106 e 107 | |
|
|