MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Inventory number:
CMAG 870
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Mulher da Bretanha
Date / Period:
1874 A.D - 1879 A.D - XIX
Material:
Óleo.
Holder:
Madeira.
Measurments (cm):
height: 56; width: 39;
Description:
Composição em óleo sobre madeira de uma figura feminina (Mulher da Bretanha), retratada a corpo inteiro, voltada levemente para o lado esquerdo, encontrando-se de braços cruzados. De cabeça coberta por uma touca branca que deixa entrever as madeixas de cabelo castanho na zona frontal, a mulher bretã, enverga vestido negro comprido, sobressaindo as mangas da camisa esbranquiçada. Segura no seu braço esquerdo um cesto de verga escuro. A figura representada parecendo alhear-se da presença do próprio pintor, que a retrata como ícone, concepção que a lança necessariamente para o anonimato da sua identidade e para a recriação conceptualmente mais abrangente, da pintura de costumes. Neste exemplo, sob um fundo de uniformidade cromática, o pintor retrata esta camponesa, criada como se a individualizasse a partir de um registo, mais amplo, de uma paisagem, num processo mecânico de “zoom”. A figura recria-se plasticamente nos contrastes cromáticos das densas manchas negras, em tênue sugestão de “aplats”, e da volumetria das pontuações de branco, intencionalmente concentradas na zona superior da composição. A mulher emerge nesta convergência, e afirma-se, na sua individualidade, sobre um fundo uniforme nas cores, mas que se impõe visualmente na força da pincelada. Uma composição realizada, por Silva Porto, com toda a certeza, a partir de apontamentos extraidos das suas viagens pela provincia francesa, captando as cenas mais representaivas dos sucessivos motivos com que se ia cruzando. Norteado por preocupações à estética naturalista, o pintor repinta a figura a partir da observação directa do motivo, na sua funcionalidade e vivência quotidianas. Esta obra foi criada durante o pensionato de estudo em França, entre 1873 e 1879, autenticada pelo carimbo do “Leilão Siva Porto de 1893”, no ano da morte do pintor.
Incorporation:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origin / History:
Comprada, por intermédio do Salão Silva Porto em Setembro de 1945 pelo valor de 3.250$00 (três mil duzentos e cinquenta escudos) dos quais foram só 3.000$00 (três mil escudos) para o vendedor Almeida Brandão. Vinha metido em "moldura pobre de madeira natural". Tem colado num canto uma etiqueta com o nº186, talvez o do lote no leilão do espólio. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits