MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 870
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Mulher da Bretanha
Datação:
1874 d.C. - 1879 d.C. - XIX
Matéria:
Óleo.
Suporte:
Madeira.
Dimensões (cm):
altura: 56; largura: 39;
Descrição:
Composição em óleo sobre madeira de uma figura feminina (Mulher da Bretanha), retratada a corpo inteiro, voltada levemente para o lado esquerdo, encontrando-se de braços cruzados. De cabeça coberta por uma touca branca que deixa entrever as madeixas de cabelo castanho na zona frontal, a mulher bretã, enverga vestido negro comprido, sobressaindo as mangas da camisa esbranquiçada. Segura no seu braço esquerdo um cesto de verga escuro. A figura representada parecendo alhear-se da presença do próprio pintor, que a retrata como ícone, concepção que a lança necessariamente para o anonimato da sua identidade e para a recriação conceptualmente mais abrangente, da pintura de costumes. Neste exemplo, sob um fundo de uniformidade cromática, o pintor retrata esta camponesa, criada como se a individualizasse a partir de um registo, mais amplo, de uma paisagem, num processo mecânico de “zoom”. A figura recria-se plasticamente nos contrastes cromáticos das densas manchas negras, em tênue sugestão de “aplats”, e da volumetria das pontuações de branco, intencionalmente concentradas na zona superior da composição. A mulher emerge nesta convergência, e afirma-se, na sua individualidade, sobre um fundo uniforme nas cores, mas que se impõe visualmente na força da pincelada. Uma composição realizada, por Silva Porto, com toda a certeza, a partir de apontamentos extraidos das suas viagens pela provincia francesa, captando as cenas mais representaivas dos sucessivos motivos com que se ia cruzando. Norteado por preocupações à estética naturalista, o pintor repinta a figura a partir da observação directa do motivo, na sua funcionalidade e vivência quotidianas. Esta obra foi criada durante o pensionato de estudo em França, entre 1873 e 1879, autenticada pelo carimbo do “Leilão Siva Porto de 1893”, no ano da morte do pintor.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Comprada, por intermédio do Salão Silva Porto em Setembro de 1945 pelo valor de 3.250$00 (três mil duzentos e cinquenta escudos) dos quais foram só 3.000$00 (três mil escudos) para o vendedor Almeida Brandão. Vinha metido em "moldura pobre de madeira natural". Tem colado num canto uma etiqueta com o nº186, talvez o do lote no leilão do espólio. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).

Bibliografia

AAVV - Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: 1979, pág. -

ALDEMIRA, Luís Varela - Silva Porto. Lisboa: Artis, 1954, pág. -

ALMEIDA, Fialho - "A morte de Silva Porto" in Os Gatos, vol.6. Lisboa,: Liv.Clássica, 1922, pág. -

Arte Portuguesa do século XIX. Palácio da Ajuda: I.P.P.C., 1988, pág. -

ARTUR, Ribeiro - Arte e Artistas Contemporâneos. Lisboa: Livraria Ferin, 1896, pág. -

FRANÇA, José-Augusto - "Silva Porto", in Dicionário da Pintura Portuguesa, dir.M.T.Chicó,A.Vieira Santos, J.A.França. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. -

FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966, Vol. II, pág. -

GAYO, Silva - Um ano de Crónica. Lisboa: Bertrand, 1888, pág. -

MACEDO, Diogo de - "A Arte Portuguesa nos séculos XIX e XX - o Naturalismo", in Arte Portuguesa - Pintura, dir. João Barreira. Lisboa: Excelsior, s.d., pág. -

MACEDO, Diogo de - Grupo do Leão, 1885-1905. Lisboa: Ed. Litoral, 1946, pág. -

MACEDO, Diogo de - Silva Porto. Um fundador. Lisboa: Bertrand, 1950, pág. -

MATIAS, Maria Margarida Marques - Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves: Universidade Nova de Lisboa, Julho 1980, pág. 14

MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário.. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984, pág. 156

NEGREIROS, Almada - O Grupo do Leão visto pelos Modernos (SNBA). Lisboa: 1941, pág. -

RAMALHO, Monteiro - Folhas d'Arte. Lisboa: M.Gomes Ed., 1897, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: Emp.Nacional de Publicidade, s.d., pág. -

Silva Porto,1850-1893. Exposição comemorativa do centenário da sua morte, Museu Nacional de Soares dos Reis: 1993, pág. -

SILVA, Raquel Henriques da - "A arte sob a referência naturalista", in Portugal Contemporâneo, vol.2, dir. A.Reis,. Lisboa: Alfa, 1989, pág. -

SILVA, Raquel Henriques da - "Naturalismos", in História das Artes Plásticas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, pág. -

SOARES, Ernesto - Prémios na Sociedade Promotora de Belas Artes em Portugal. Lisboa: 1930, pág. -

Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIX siécle. Paris, Petit Palais: 1987-88, pág. -

TEIXEIRA, Luís - Figuras e Episódios do Leão de Ouro. Lisboa: Ática, 1941, pág. -

FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2003. IPM, 1 edição, pág. 98 e 99

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica