MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, May 03, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Cerâmica
Inventory number:
MC 1476
Supercategory:
Arte
Category:
Cerâmica
Name:
Caneca
Production Place:
Portugal
Manufacture Center:
Caldas da Rainha
Workshop:
Atribuído à Fábrica de Manuel Cipriano Gomes "Mafra"
Date / Period:
XIX A.D
Material:
Barro
Technique:
Moldada e modelada
Measurments (cm):
height: 22,5; width: 14,5; depth: 14;
Description:
Caneca antropomórfica de faiança policromada, representando o busto de uma figura masculina. O bocal tem a forma de um chapéu com a aba levantada. A figura enverga casaca e chapéu ao estilo do século XVIII. Assenta sobre uma peanha circular com anéis. Asa saliente de fita nas costas da figura, é aplicada desde o chapéu até á cintura.
Incorporation:
Doação - Doação do antiquário Cabral Moncada, Lisboa.
Origin / History:
Este modelo de canjirão é referido por Arthur Sandão no seu livro sobre Faiança Portuguesa, vol.1 (SANDÃO, p. 155) e por Jorge Pereira de Sampaio no seu livro "A Faiança da Real Fábrica do Juncal" que apresenta dois exemplares com modelo semelhante, apenas diferindo na decoração: "Apresentamos dois canjirões em forma de busto, sendo um decorado a morado e outro de vidrado branco sem decoração, sendo até aí o exemplar decorado único conhecido no género ao contrário do outro, de que já foram detectados alguns totalmente brancos em feiras de antiguidades. A nossa colecção integrou recentemente uma dessas peças decorado a morado, muito semelhante ao anteriormente mencionado e que já tinha sido refrido e apresentado na obra de Arthur Sandão." (SAMPAIO, p. 207). Ainda segundo refere Jorge Sampaio sobre este modelo "as canecas ou gomis em forma de busto devem ter constituído excepção no fabrico do Juncal (...) esta forma de busto, como outras de faiança portuguesa desse tempo, tinha influência na escultura erudita." A peça do Museu, sendo de modelo igual aos exemplares acima referidos, apresenta um vidrado típico de Caldas, em tons de mel e castanho.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits