MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2895
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Mitologia Clássica
Título:
Julgamento de Páris
Datação:
XIX d.C.
Suporte:
Marfim
Técnica:
Pintura a Têmpera
Dimensões (cm):
diâmetro: 7;
Descrição:
A pintura representa uma figura masculina, três figuras femininas e um querubim, numa cena da mitologia grega. À esquerda, sentado num rochedo, está Páris envergando túnica vermelha de cinto preto até aos joelhos; botas subidas até meio da perna; segura com a mão esquerda um cajado apoiado no chão e na perna esquerda; na mão direita uma maçã de ouro que oferece a Afrodite, a figura central da composição, vestida com tecido transparente debruado a dourado; com os seios e braços desnudados, perna direita até ao joelho e os pés, descalços, a descoberto. De cabelo apanhado, louro, ondulado, com uma mecha a cair sobre o ombro esquerdo, tem o braço e mão direita estendidos para a maçã de Páris e o braço esquerdo fletido com a mão à altura do ombro. Encostado à perna direita de Afridite, um querubim com perizonium acinzentado, cabelos louros e encaracolados, perna esquerda dobrada, a olhar para Páris e com o dedo indicador da mão direita a apontar para Afrodite. Segue-se Atena, de túnica azul, interrompida por detalhe castanho no busto, até aos pés, deixando a descoberto a ponta do pé direito calçado com sandália; capacete com escova de plumas; escudo castanho seguro pela mão esquerda e apoiado no chão, tapando-lhe a perna e pé esquerdos; com a mão esquerda, por detrás de Afrodite, segura uma lança. Dirige o olhar para Hera, a terceira figura feminina, trajada na parte superior em tons de castanho e a azul-claro na saia inferior, com abertura a deixar ver o joelho e perna esquerda. Com os seios desnudados, calça sandálias de tiras acastanhadas e tem o cabelo escuro, apanhado e com coroa. Junto ao corpo do lado direito, uma fita rosada prolonga-se pelo ombro direito,desenvolve um arco nas costas e toca a cintura esquerda, onde é segura pela mão e solta a ponta esvoaçante. Junto à perna esquerda, a cabeça e peito de um pavão azul (cortado pelo limite do suporte). O plano de fundo é dominado por um grande rochedo do lado esquerdo, de onde se destaca a figura de Páris; segue-se uma abertura de paisagem e céu, onde se recorta a mancha de vegetação que suporta as três figuras femininas. No chão, dominado por tons terra e vegetação no primeiro plano, duas pombas brancas do lado esquerdo, entre Paris e Afrodite.
Incorporação:
Compra - Adquirida no leilão da Casa Dinastia, Antiquários, Leiloeiros e Galeria de Arte, Lda., rua da Escola Politécnica, 183, 1250 - 101 Lisboa. Fatura datada de 1 Setembro de 2000, nº 6742 (2ª via da fatura nº 6372), com número de ordem 202.
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Na mitologia grega Páris era um dos filhos mais novos do rei Príamo, de Tróia. No "Julgamento de Páris" Zeus incumbe Páris da escolha da deusa mais bela, que receberia das suas mãos a maçã de ouro lançada por Éris (discórdia) durante as núpcias de Tétis e de Peleu. As candidatas a este título foram Hera, Atena e Afrodite. Esta composição representa o momento desse julgamento no Monte Ida.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica