MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 20, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
2740
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Paisagem
Title:
Campos de Vila Nova de Gaia
Date / Period:
1930 A.D
Material:
Pastel
Holder:
Papel
Measurments (cm):
height: 43; width: 58,5;
Description:
Paisagem. Campos de Vila-Nova-de-Gaia ou Tarde de Outono – Gaia, caracteriza-se por uma paisagem fortemente marcada por um renque de árvores na parte central da composição, fazendo a transição entre o primeiro plano e o plano de fundo, e dividindo a obra em duas partes distintas. A verticalidade do enfiamento das árvores opõe-se e corta a horizontalidade da estrutura da obra, marcada no primeiro plano por vegetação rasteira em tons de verde e ocre, amplamente banhada de luz. No plano de fundo, avista-se uma cadeia montanhosa, que descai para a esquerda, contrastando com um céu aberto e luminoso. A meio da encosta adivinha-se um casario disperso. Trata-se de uma composição dominada por uma pincelada solta e um cromatismo intenso.
Incorporation:
Compra - ( c. 1935)
Origin / History:
Desconhece-se o ano em que a obra foi adquirida para o Museu de Grão Vasco, havendo registo da sua incorporação no inventário de 1935, no qual recebeu o número 1481 e onde vem identificada como Arredores de Vila Nova de Gaia. Na parte posterior da moldura possui inscrito: Tarde de outono – Gaia, possivelmente a designação que recebera originalmente pelo autor. No verso da obra está tenuemente marcado a lápis um incipiente ensaio de paisagem. No Museu de José Malhoa, em Caldas da Rainha, existe uma outra obra a pastel, de Joaquim Lopes, intitulada Manhã de outono (MJM.Inv.Pin116), na qual o pintor reproduz uma composição semelhante.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits