MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2740
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Paisagem
Título:
Campos de Vila Nova de Gaia
Datação:
1930 d.C.
Matéria:
Pastel
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 43; largura: 58,5;
Descrição:
Paisagem. Campos de Vila-Nova-de-Gaia ou Tarde de Outono – Gaia, caracteriza-se por uma paisagem fortemente marcada por um renque de árvores na parte central da composição, fazendo a transição entre o primeiro plano e o plano de fundo, e dividindo a obra em duas partes distintas. A verticalidade do enfiamento das árvores opõe-se e corta a horizontalidade da estrutura da obra, marcada no primeiro plano por vegetação rasteira em tons de verde e ocre, amplamente banhada de luz. No plano de fundo, avista-se uma cadeia montanhosa, que descai para a esquerda, contrastando com um céu aberto e luminoso. A meio da encosta adivinha-se um casario disperso. Trata-se de uma composição dominada por uma pincelada solta e um cromatismo intenso.
Incorporação:
Compra - ( c. 1935)
Origem / Historial:
Desconhece-se o ano em que a obra foi adquirida para o Museu de Grão Vasco, havendo registo da sua incorporação no inventário de 1935, no qual recebeu o número 1481 e onde vem identificada como Arredores de Vila Nova de Gaia. Na parte posterior da moldura possui inscrito: Tarde de outono – Gaia, possivelmente a designação que recebera originalmente pelo autor. No verso da obra está tenuemente marcado a lápis um incipiente ensaio de paisagem. No Museu de José Malhoa, em Caldas da Rainha, existe uma outra obra a pastel, de Joaquim Lopes, intitulada Manhã de outono (MJM.Inv.Pin116), na qual o pintor reproduz uma composição semelhante.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica