MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, May 04, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
2387
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Menina - Efeitos de Luz
Date / Period:
1924 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Measurments (cm):
height: 46,5 cm; width: 37 cm;
Description:
Busto de menina com cabelos castanhos ondulados, vestido avultado com botões do lado esquerdo, brincos dourados losângulares, retratada sob um fundo indefinido. O rosto é iluminado por feixes de luz que, vindos de diversas direcções, criam um efeito de luz realçando assim o rosto da menina das tonalidades de castanhos, predominantes nesta composição. _______________________________________________________________________________________ A Menina - Efeitos de Luz, pintada 12 anos depois da Menina das Camélias, revela uma maior maturidade pictórica de Almeida e Silva, na qual a figura, praticamente a meio corpo, se apresenta despojada de quaisquer atavios, colocando toda a ênfase no tratamento dado à personagem e em especial ao rosto. O fundo é indistinto, caracterizado com uma pincelada vigorosa e quase espatulada, em tons de castanhos, mas permitindo perceber um espaço interior no qual a personagem se integra. O rosto da jovem é envolto em dois relances distintos de luminosidade. Da direita sobressai um tom quente e alaranjado, que parece emergir de uma lareira acesa, afagando a face e realçando o peculiar brilho do brinco em ouro que pende da orelha, ou ainda no olhar cristalino. Da esquerda ressalta uma luz branca, fria e menos intensa, mesmo assim essencial a um jogo lumínico que sugere um tempo de Inverno, passado num interior, suscitação confirmada pelo tipo de indumentária que a figura apresenta: um casaco abotoado, num tom escuro de verde acinzentado (que se parece mesclar com o fundo). O recurso habilidoso ao sfumato, o contraste das duas intensidades de luz, a caracterização da mirada um pouco enigmática, aliada à expressão valores simbólicos, como a pureza, inocência e intemporalidade, tão do agrado do pintor, conferem à obra um elevado interesse para a caracterização da obra de Almeida e Silva, virtuosismo já experimentado na obra Retrato de Homem, pintado dois anos antes. SG
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits