MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, April 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
2628
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Aspecto da Vida dos Pescadores
Date / Period:
1929 A.D
Holder:
Papel
Technique:
Aguarela
Measurments (cm):
height: 24; width: 32;
Description:
Paisagem de costumes. Na praia de Matosinhos é captado o momento da chegada de um barco de pesca, rodeado pelos numerosos pescadores, descalços e com os pés na água. Do lado esquerdo, ocupando toda a altura do suporte, destaca-se um pescador de costas para o observador e apoiado numa grande vara, de boina e camisa aos quadrados vermelhos, sem visualização dos pés e pernas. Por entre este, vê-se outro pescador; ambos formam uma barreira que impede a visualização de parte do barco e do limite das águas do mar. Em segundo plano, ao centro, forte aglomerado de pescadores envolvem o barco, destacando-se duas figuras que se movimentam em direcção a terra, transportando uma cesta segura por vara, que fica apoiada no ombro direito de ambos os pescadores. Na articulação do conjunto é dada prioridade à verticalidade, dado que as figuras foram observadas de pé.
Incorporation:
Compra - No ano de 1933 foram adquiridas 17 aguarelas com cenas dos pescadores pelo valor total de 6.800$000. O pagamento das mesmas foi distribuído por várias prestações e foi concluído no ano de 1935. As peças encontram-se registadas no museu com os seguintes números de inventário: 2638; 2631; 2644; 2639; 2645; 2627; 2708; 2628; 2633; 2634; 2635; 2642; 2637; 2632; 2643; 2636; 2629.
Origin / History:
As dezassete aguarelas de Joaquim Lopes, cuja temática incide sobre a faina da pesca, em Matosinhos, focalizam uma sequência de cenas ou actividades centralizadas na praia ou à beira mar. Apesar de umas terem sido executadas em 1928 e outras em 1929, existe nelas uma continuidade temática, em virtude de o pintor retratar actos colectivos quotidianos. O conjunto deu entrada no museu em 1933 e logo justificou a atribuição de uma sala de aguarelas, concorrendo para o estatuto privilegiado que Joaquim Lopes vinha ganhando no contexto expositivo do museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits