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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2708
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Aspecto da Vida dos Pescadores
Datação:
1928 d.C. - 1929 d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Aguarela
Dimensões (cm):
altura: 24,5; largura: 32;
Descrição:
Paisagem de costumes. Na praia de Matosinhos observa-se no areal pequenos grupos de varinas, umas em pé, outras sentadas em cima das gamelas ou na areia, conversando entre si enquanto esperam a chegada dos pescadores. Em primeiro plano, no canto direito, três gamelas isoladas na areia, seguindo-se a presença de três varinas sentadas junto de uma outra gamela, a conversar, duas viradas para o observador e uma de costas. Segue-se uma fila de figurantes sentadas em grupos, ou não, destacando-se do lado esquerdo uma varina em movimento, caminhando de costas para o observador e segurando com os braços uma canastra; do lado esquerdo três varinas em pé, expectantes. Num plano fundeiro, no limite do suporte, pequenas manchas esboçam e dão continuidade à faixa central de figurantes, agora mais em pé, em diálogo com as manchas que expressam carroças, barracas ou casas.
Incorporação:
Compra - No ano de 1933 foram adquiridas 17 aguarelas com cenas dos pescadores pelo valor total de 6.800$000. O pagamento das mesmas foi distribuído por várias prestações e foi concluído no ano de 1935. As peças encontram-se registadas no museu com os seguintes números de inventário: 2638; 2631; 2644; 2639; 2645; 2627; 2708; 2628; 2633; 2634; 2635; 2642; 2637; 2632; 2643; 2636; 2629.
Origem / Historial:
As dezassete aguarelas de Joaquim Lopes, cuja temática incide sobre a faina da pesca, em Matosinhos, focalizam uma sequência de cenas ou actividades centralizadas na praia ou à beira mar. Apesar de umas terem sido executadas em 1928 e outras em 1929, existe nelas uma continuidade temática, em virtude de o pintor retratar actos colectivos quotidianos. O conjunto deu entrada no museu em 1933 e logo justificou a atribuição de uma sala de aguarelas, concorrendo para o estatuto privilegiado que Joaquim Lopes vinha ganhando no contexto expositivo do museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
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