MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2630
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Mulher com Jarro
Datação:
1928 d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Aguarela
Dimensões (cm):
altura: 48; largura: 31,5;
Descrição:
Apontamento de uma figura de mulher representada a meio perfil, com o rosto virado para a direita, como se o olhar fixasse um alvo que o artista exclui da imagem. Representada sem visualização do corpo inteiro, segura nas mãos um jarro, erguendo-o em jeito de oferenda; traja saia longa, franzida, camisa de mangas compridas e lenço em bico, seguro à frente pelas duas pontas. As cores são quentes, um pouco uniformes, e com predominância para as tonalidades ocre, onde o negro dos cabelos, apanhados em forma poupa, as zonas de sombra e as leves pinceladas de vermelho, na blusa e lenço, cortam esta identidade crómática. A personagem ressalta de um fundo que vai, gradualmente, escurecendo, no sentido descendente e apenas a diferenciação de cor circunscreve superfícies, dada a ausência de traços que estabeleçam a delimitação de contornos.
Incorporação:
Compra
Origem / Historial:
A obra foi registada no inventário de 1935 com o número 1480, integrando a Sala de Aguarelas, Pasteis e Desenho do Museu de Grão Vasco.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica