MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, February 23, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
2640
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Mulheres com Criança
Date / Period:
1929 A.D
Holder:
Papel
Technique:
Aguarela
Measurments (cm):
height: 48,5; width: 31,5;
Description:
Representação de duas figuras femininas de frente, em pé, de corpos esguios, em pose dinâmica, com expressivo posicionamento dos pés e das pernas e as saias ondulantes na cadência da marcha. A figura que se posiciona em primeiro plano, traz uma criança ao colo e o olhar, no seu rosto curtido pelo sol, fixa-se no bebé, aconchegado ao seu peito. A segunda personagem, em plano inferior, de mão e braço direito levantado, fazendo uma espécie de pala contra a luz que a encandeia, segue, de perto, a outra. A luminosidade incide da esquerda da composição e projeta as sombras que se refletem no solo e na saia da segunda figura. Predomina o azul suave das saias e de um avental; o tom claro das blusas e do outro avental, aproveitado do branco do papel de suporte e apenas levemente escurecidos pelas pregas sombreadas, contribuindo para aumentar a sensação de claridade ofuscante que dilui as tonalidades de que o artista se serviu. Apenas o lenço de tom escuro da primeira mulher estabelece um efeito contrastante com o cromatismo um pouco desvanecido da restante imagem. O plano de fundo vai-se desvanecendo em dégradés, cada vez mais diluídos até atingir uma coloração esbranquiçada.
Incorporation:
Compra
Origin / History:
A obra foi registada no inventário de 1935 com o número 1479, integrando desde então a Sala de Aguarelas, Pasteis e Desenho do Museu de Grão Vasco.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits