MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2262
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Uma Vaca
Título:
Uma Vaca
Datação:
1883 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 11,5; largura: 17;
Descrição:
Paisagem animalista. As pinceladas de Silva Porto reproduziram nesta obra um cenário calmo, no qual as principais personagens são duas vacas. Uma delas apresenta-se de pé, com o corpo de perfil e a cabeça voltada de frente na direcção do espectador. A outra, um pouco mais afastada, surge deitada sobre um manto vegetal verde claro, praticamente toda de perfil. Ambas têm o pêlo branco e preto. A primeira, com linhas de contorno definidas, apresenta na cabeça uma mancha branca e outra na ponta do focinho. No corpo, apresenta manchas de pêlo branco a meio do dorso,na barriga, nas patas traseiras e no rabo. A segunda vaca, de contornos esbatidos, tem o pêlo na sua maioria branco com manchas pretas nos olhos, nas orelhas, no pescoço e no dorso contíguo, bem como junto da pata traseira observável. O pano de fundo contrasta entre o chão verde e o céu azul-lilás. Na linha do horizonte surgem arbustos de tonalidades verde escuro. Esta é uma obra representativa da importância e paixão assumida por Silva Porto relativamente à pintura animalista. Trata-se de uma atitude conservadora do pintor e representa uma cristalização de gostos e iconografias anteriores que contrasta, sem dúvida, com algumas das suas soluções plásticas inovadoras.
Incorporação:
Doação - Oferta de José Relvas
Origem / Historial:
Pertenceu à colecção do rei D. Fernando, tendo sido vendido no Leilão de Quadros existentes no Real Palácio das Necessidades, Lisboa 1892, com o nº 41. Esteve presente na 3º Exposição de Quadros Modernos, em Lisboa 1983, (Catálogo - nº 90) tendo sido vendido por 18$000 conforme informação retirada da p. 417 do Catálogo da Exposição comemorativa do centenário da sua morte, MNSR, 1993. Foi doado depois ao Museu Grão Vasco por José Relvas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica