MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1629
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Frade - Estudo para "Camões lendo os Lusíadas aos Frades de São Domingos"
Datação:
1926 d.C.
Suporte:
Papel avergoado
Técnica:
Sanguinea
Dimensões (cm):
altura: 49,3; largura: 39,5;
Descrição:
Figura de homem idoso, representado de perfil, sentado numa cadeira, trajando volumoso hábito com o capuz e escapulário da Ordem dos Dominicanos. Trata-se de um estudo do natural, de um amigo do artista, Guilherme Faria, que tal como outras figuras do meio cultural portuense, posaram como modelos para o quadro Camões lendo os Lusíadas aos Frades de São Domingos (cf. CASTRO, 1997, pp.46-47). Na transposição para a tela, mantém-se a mesma atitude e fisionomia que encontramos no desenho. Espacialmente, a figura aparece no lado direito da pintura, em primeiro plano. Existe um grande número de estudos preparatórios, de pormenor e de conjunto para esta obra, na colecção da Casa-Oficina António Carneiro, como em colecções particulares. O artista fez duas versões do quadro, uma concluída em 1927, outra em 1929, esta última exposta e vendida no Brasil no mesmo ano.
Incorporação:
Compra - Por verba orçamental
Origem / Historial:
Referido em exposição nos catalogos do MGV (com a designação de "Um Monge") de 1934, na "7ª Sala das Aguarelas, Gouaches e Desenhos"; no de 1940, na "13ª Sala - Das Aguarelas, Gouaches e Desenhos"; no de 1951, "13ª Sala..."; no de 1969 "Sala XIV - Pintura a Pastel e Guacho".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica