MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1637
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Retrato de Menina
Datação:
1919 d.C.
Matéria:
Pastel (sanguínea)
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 39 cm; largura: 28 cm;
Descrição:
Cabeça de rapariga, a três quartos, de frente. O autor concebe a face da retratada como uma superfície macia, cabelos em madeixas, um pouco desalinhados e apanhados atrás da cabeça, e um olhar posto no infinito.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo
Origem / Historial:
Os dois pastéis "Retrato de Menina" e "Retrato de Mulher" (inv. 3140), são quase certamente os que se expuseram na 5.ª exposição de aguarela, desenho e miniatura, ocorrida na SNBA em 1919, aí recebendo os títulos de Cabeça de Criança e Cabeça de Camponesa, esta última fazendo par com outra Cabeça de Camponês, apresentada no mesmo certame. Em exposição no catálogo de 1934, na "7ª Sala das Aguarelas, Gouaches e Desenhos".
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Em termos psicológicos, a Menina exprime os valores de candura, inocência e esperança no futuro. Este pastel intitulado "Retrato de Menina" e um outro com o título de "Retrato de mulher" (inv. 3140) são dois esmerados desenhos a sanguínea que denunciam a excelência das capacidades de desenho de Almeida e Silva, apenas rivalizando com os retratos que fez da sua filha Leonor, ou dos seus auto-retratos. Observando em conjunto os dois desenhos, e embora não constituam em si mesmas um conjunto, podemos inferir aqui a predilecção do autor pelos temas da transitoriedade da vida, uma espécie de inquietação íntima do artista que poderá ser o espelho do seu encanto pelo futuro, a meninice, que parece representar a Menina, e por algo cessante, com um passado que se esvai, a velhice, com a Camponesa.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica