MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 19 de novembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1644
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Retrato do General Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda
Datação:
1878 d.C. - 1881 d.C.
Suporte:
papel avergoado amarelo/castanho
Técnica:
carvão
Dimensões (cm):
altura: 54; largura: 44,5;
Descrição:
Busto do General Sepúlveda, de frente, olhando para o observador, em cabelo, fardado e condecorado. Trata-se de uma cópia de uma estampa - desenho conforme gravura aberta por Francesco Bartolozzi, em 1812, sobre desenho de Inácio da Silva Valente. Foi pela primeira vez impressa por T.C. Hansard, em Londres, em 1813 (cf. SOARES, 1930). A datação proposta para este desenho, académico na sua correcção e rigor, é a de cerca de 1878-1881, situando-se nos primeiros anos de aprendizagem do artista na Escola da Academia de Belas Artes de Lisboa. Aqui se matriculou, em 1878, na "Aula de Rudimentos de Desenho", no curso nocturno para operários, como discípulo amador e com o fim de se aperfeiçoar na arte litográfica, passando em 1881 para o curso nocturno normal. Veloso Salgado começou a trabalhar como aprendiz de litógrafo na Litografia Lemos, sob a protecção de um tio materno e foram os conhecimentos inicialmente adquiridos que lhe permitiram matricular-se na Academia (cf. PAMPLONA, 1988, pp.115-118). Esta é mais uma obra inédita que divulgamos na presente exposição. (Colecção de Desenhos do MGV, 2002)
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo
Origem / Historial:
O retratado Manuel Jorge Gomes de Sepulveda foi senhor dos Morgadios de Mirandela e Amendoeira na comarca de Bragança, Fidalgo da Casa Real, do Conselho da Rainha D. Maria I e do de Guerra, Grã Cruz da Ordem da Torre e Espada, Comendador da de Cristo, Alcaide-Mor de Trancoso, Governador das Armas de Trás-os-Montes e Tenente-General. Foi o primeiro da sua classe que tomou armas contra os franceses em 1808; sucedeu a seu pai a 13 de Março de 1775, nasceu a 16 de Abril de 1735 e morreu a 28 de Abril de 1814, tendo casado no Rio de Janeiro, a 24 de Setembro de 1781, com D. Joana Correia de Sá Vasques e Benevides, filha de Martim Correia de Sá, Alcaide Mor do Rio de Janeiro, e de D. Isabel Correia de Sá, sua prima. A datação proposta para este desenho, cerca de 1878-1881, situa-se nos primeiros anos de aprendizagem na Escola da Academia de Belas Artes de Lisboa. Aqui se matriculou em 1878 na "Aula de Rudimentos de Desenho" no curso nocturno para operarios, como discipulo amador e com o fim de aperfeiçoar-se na arte litografica, passando em 1881 para o curso nocturno normal. Veloso Salgado começou a trabalhar como aprendiz de litografo na Litografia Lemos, sob a protecção de um tio materno e foram os conhecimentos inicialmente adquiridos que lhe permitiram matricular-se na Academia. O facto de este desenho ser copia de uma estampa, académico na sua correcção e rigor, leva-nos a situa-lo temporalmente nos primeiros anos de aprendizagem do artista.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 2-4/2-14 Autor: Localização:

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica