MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, May 02, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
1594
Supercategory:
Arte
Category:
Desenho
Name:
Retrato
Title:
Padre António Vieira
Date / Period:
1921 A.D
Material:
Lápis
Holder:
Papel
Measurments (cm):
height: 57; width: 41,5;
Description:
Desenho representando o Padre António Vieira, de aspecto idoso, de corpo inteiro, sentado, a três quartos, com a batina da Companhia de Jesus, mão esquerda levantada, olhos postos nas alturas e lábios entreabertos em atitude de pregação. A mancha é o elemento organizador da forma e do volume socorrendo-se da linha esporadicamente. Esta figura aparece, sem alterações essenciais em relação ao desenho, no segundo painel a óleo que decora a Sala dos Passos Perdidos do Palácio de São Bento, juntamente com personagens ilustres dos séculos XVI e XVII, a saber: Febo Moniz, João Pinto Ribeiro e Conde da Ericeira.
Incorporation:
Compra - Emília Bordalo Pinheiro
Origin / History:
Desenho comprado à viuva do artista, Emília Bordalo Pinheiro, em 05/01/1931, pelo então director do MGV, Francisco de Almeida Moreira. Deu entrada no museu em 14/01/1931. Este desenho faz parte de un núcleo de 21 estudos das figuras que, agrupadas por séculos (desde o sáculo XIV ao XIX), formam os seis paineis a óleo que guarnecem a Sala dos Passos Perdidos do Palácio de São Bento, ali colocados em 23/11/1926. Os termos da aquisição dos referidos estudos foram registados num notário de Lisboa, Evaristo de Carvalho, e a promessa de venda orçamentada em sessenta mil escudos juntamente com um quadro a óleo do artista. O pagamento seria desdobrado em prestações de quinze mil escudos a amortizar nos quatro anos seguintes. As condições de venda da outorgante estipulavam que os desenhos e o quadro seriam colocados no Museu Grão Vasco numa sala apropriada, denominada Sala Columbano. Esta sala foi inaugurada nesse mesmo ano, no dia 5 de Julho, acontecimento que mereceu lugar de destaque na imprensa regional e nacional da época. Ao longo dos anos 30 e 40 o acervo de obras de Columbano foi sendo enriquecido mercê de compras e doações, mantendo-se os desenhos em exposição lado a lado com pinturas do artista, constituindo, com estas, um núcleo monografico representativo de um dos maiores mestres da primeira geração do Naturalismo Português. A partir de 1955, já com o 3º director do MGV, Russel Cortez, os desenhos foram retirados do itinerário expositivo para as reservas, criadas nos anos 60, após obras de remodelação do espaço museológico. Desde então, este núcleo tem sido objecto de exposições temporárias quer no MGV quer em outros museus e instituições.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits