MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 20 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
998
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Auto-retrato
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 47; largura: 38;
Descrição:
Doado ao Museu por um dos grandes colecionadores de Sousa Lopes (por sinal quando este ainda era director do museu), este auto-retrato mostra um pintor seguro de si e da sua arte, que atingiu a maturidade e a plena produção (a que a aludem as numerosas telas encostadas no plano de fundo). Sousa Lopes representa-se no seu atelier, busto a 3/4 para a direita, mas virando a cabeça e fitando o observador, vestindo um casaco beije, camisola escura e uma camisa com colarinhos brancos; já não usa bigode, como aparece no auto-retrato do MNSR, uns anos anterior. Servindo-se de um claro-escuro moderado, modelado por uma luz natural que vem da esquerda, sobressai nesta composição um prazer evidente na pincelada longa e sensual, construindo basicamente uma representação naturalista de si próprio, tranquila e desassombrada (o que já não acontecerá num outro auto-retrato de bata branca, pintado no final da vida).
Incorporação:
Doação - Carlos Ahrends
Origem / Historial:
Informação sobre intervenções de conservação e restauro: - A obra foi intervencionada em 2002 pela Empresa Junqueira 220. (Ver Doc. associada)

Tipo

Descrição

Imagem

Inscrição

Ao meu amigo Carlos Ahrends; canto superior esquerdo

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica