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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: Egas Moniz perante o Rei de Castela Dimensões (cm): altura: 117,2; 125,5 ; largura: 192; 198; Descrição: Estudo final para uma vasta composição que Miguel Lupi não chegou a realizar, da qual também existe um esboceto a óleo, exposto em 1883 (v. Observações nesta ficha) e que foi reproduzida, a partir de uma gravura em madeira, num número da revista O Occidente em 1883, aquando da morte do pintor (v. Bibliografia), actualmente na colecção amaral Cabral. Lupi mostra-nos o aio de D. Afonso Henriques à frente da sua família em vestes brancas, abrindo os braços e baixando a cabeça, submetendo-se ao rei de Castela que o observa sentado no seu trono, à direita, rodeado por inúmeras personalidades da sua corte que também observam o português, intrigadas. Mitificando um episódio da História de Portugal nos alvores da nacionalidade, central na luta pela independência de Castela, Miguel Lupi encena neste estudo aquela que seria a sua composição mais ambiciosa até à data, agenciada num esquema complexo de figuras de uma certa dignidade e equilíbrio, escapando sem dúvida, como esceve Fernando de Pamplona, aos "fáceis recursos ao melodrama" (PAMPLONA, 1948, p. 61). Após a sua morte, Manuel Pinheiro Chagas escreveu em O Occidente que a impossibilidade de Lupi passar esta composição para uma vasta tela de grande efeito, sobretudo porque "nunca houve governo que posesse à disposição(...) os meios necessários", foi nos últimos anos de vida "o espinho constante que lhe pungiu a existência" (CHAGAS, 1883, p. 86), só compensada com a encomenda da Câmara Municipal de Lisboa de uma vasta tela alusiva à reconstrução da cidade pelo Marquês de Pombal, que aliás deixaria também por terminar em 1883. Incorporação: Legado - Conselheiro Ernesto Driescl Schroeter
Origem / Historial:
Informação sobre intervenções de conservação e restauro:
- A obra foi intervencionada em 2001 pela Empresa Atelier de Restauro. (Ver Doc. associada)
Bibliografia | Camões nas colecções do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Lisboa: MNAC, 1972, pág. 75 p/b | CHAGAS, Manuel Pinheiro - "Miguel Angelo Lupi". O Occidente. 6º Ano. Vol. VI, nºs 153, 154 e 155. 21 de Março, 1 e 11 de Abril. Lisboa: Lallemant Frères Typ., 1883, pág. 86 | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 1. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 441 | FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 215 | MACEDO, Diogo de - "A Exposição de Miguel Ângelo Lupi". Separata do Boletim da Academia Nacional de Belas Artes. Nº 14. Lisboa: Bertrand (Irmãos), 1945, pág. 7 | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi. Colecção Cadernos de Arte. Nº 8. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 12/13 p/b | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi: Síntese duma obra. Colecção Museum. 1ª série, nº 2. Lisboa: MNAC, 1947, pág. 3 p/b | Miguel Ângelo Lupi: Evocação no Centenário da sua morte nas colecções do MNAC. Lisboa: MNAC, 1983, pág. 47 p/b | O Occidente. 6º ano. Vol. VI, nº 153. 21 de Março. Lisboa: Lallemant Frères Typ., 1883, pág. 68 rep. grav. | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 282 | PAMPLONA, Fernando de - Miguel Ângelo Lupi. Porto: Edições Lopes da Silva, 1948, pág. 53 p/b | PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 76 | SILVEIRA, Maria de Aires; TAVARES; Cristina Azevedo; TCHEN, Adelaide Ginga - Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 171 cor | TAVARES, Cristina Azevedo - "Miguel Lupi e a figura como condição da prática artística". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 21 | TCHEN, Adelaide Ginga - "Miguel Ângelo Lupi, a intercepção do real no retrato de época". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 35 | |
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