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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: A partida de Vasco da Gama para a Índia Dimensões (cm): altura: 71,5; 113; largura: 126,5; 168,5; Descrição: Pintura de História. Encena o momento do embarque de Vasco da Gama para a Índia, em 1498, diante do rei D. Manuel e da sua corte, na praia de Belém. Numa composição convencional e serena, de leitura horizontal, vê-se à direita, sobre um cais de pedra, a figura do rei "Venturoso" vestido elegantemente, acompanhado de cortesãos que seguram um estandarte branco com a esfera armilar; segurando com a mão esquerda no cabo da espada que tem à cintura, D. Manuel faz com a direita um gesto largo na direcção de Vasco da Gama, no centro da composição, figura solene diante do rei, de chapéu na mão, que parte juntamente com alguns soldados num bote com uma bandeira da Cruz de Cristo na proa, em direcção às caravelas que se vêem no fundo, junto da linha do horizonte, que separa a cena historiada da metade superior da tela, dominada por um céu azul limpo. Foi a contribuição possível e discreta do professor de Pintura de História da Real Academia de Belas Artes de Lisboa, desde 1864, para as comemorações camoneanas desse ano; Lupi ter-se-á baseado nas estrofes 34, 35 e 36 do Canto IV de "Os Lusíadas". Esta composição é um esboceto, um ensaio final para um quadro de maiores dimensões que o pintor não chegou a realizar. Incorporação: Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial: Em 1898 pertencia ao industrial Policarpo dos Anjos (provavelmente adquirido no leilão da Academia em 1883) e em 1931 a Alice Munró dos Anjos. Integrado no MNAC em 1935.
Bibliografia | A Arte e o Mar. Lisboa: FCG, 1998, pág. 241 cor | As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 331 cor | Camões nas colecções do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Lisboa: MNAC, 1972, pág. 19 p/b | Catalogo das obras de Miguel Ângelo Lupi expostas na Escola de Bellas Artes de Lisboa. Lisboa: Tipografia Elzeveriana, 1883, pág. 20 | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 1. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 441 | FRANÇA, José-Augusto; CHICÓ; Mário Tavares; SANTOS, Armando Vieira, plan. e org. - Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Estúdios Cor, 1973, pág. 215 | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi. Colecção Cadernos de Arte. Nº 8. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 12 | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi: Síntese duma obra. Colecção Museum. 1ª série, nº 2. Lisboa: MNAC, 1947, pág. 24 p/b | MARÍN, José Luis Morales y - "Puntualizaciones a la evolución de la pintura contemporanea en Portugal". In Portugal hoy: 30 pintores. Madrid: Centro Cultural del Conde Duque, 1989, pág. s/ p. | Miguel Ângelo Lupi: Evocação no Centenário da sua morte nas colecções do MNAC. Lisboa: MNAC, 1983, pág. 14-15 cor | O Occidente. 20º ano. Vol. XX, nº 667. 10 de Julho. Lisboa: Typ. de A. E. Barata, 1897, pág. 148 rep. grav. | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 282 | PAMPLONA, Fernando de - Miguel Ângelo Lupi. Porto: Edições Lopes da Silva, 1948, pág. 109 p/b | PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 76 | SILVEIRA, Maria de Aires - "Memória, magistério e crítica". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 49, 62 e 65 | SILVEIRA, Maria de Aires; TAVARES; Cristina Azevedo; TCHEN, Adelaide Ginga - Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 177 cor | SOARES, Elisa Ribeiro - "O Romantismo e a Pintura Portuguesa do século XIX". In As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Porto: IPM, 1999, pág. 41 | TAVARES, Cristina Azevedo - "Miguel Lupi e a figura como condição da prática artística". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 21 | |
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