MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 27, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Inventory number:
991
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retrato do Conselheiro António Cândido
Production Place:
Lisboa; canto superior direito
Date / Period:
1896 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 81; 120; width: 65; 104;
Description:
Retrato de António Cândido Ribeiro da Costa (1852-1922), Doutor em Direito e Teologia pela Universidade de Coimbra em 1878, catedrático em 1881, que publicou vários ensaios sobre Direito e Filosofia Política e os seus Discursos Parlamentares em vários tomos. Teve uma careira política de grande relevo, aquele que muitos chamavam "Águia do Marão": deputado pelo Partido Progressista em 1880-81/ 1884-87/ 1887-89, ministro da Instrução em 1890-91, foi nomeado par do reino em 1891. Em 1902, é nomeado Conselheiro de Estado e, por fim, eleito presidente da Câmara dos Pares em 1905. Sobre um fundo negro, Cândido está retratado a meio-corpo, de frente, vestindo um fato escuro de gala, casaco com grandes abas em cetim, gravata e colete pretos e colarinho branco levantado. Fixa algo, a cabeça ligeiramente mais levantada que no retrato convencional, e sobretudo, registe-se a iluminação intensa e uniforme do rosto, sugerindo uma aura inspirada e o verbo inquieto deste tribuno da Regeneração.
Incorporation:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origin / History:
Adquirido a D. Maria da Glória Teixeira de Vasconcelos. Informação sobre intervenções de conservação-restauro: - A obra foi intervencionada em 1999 no Laboratório José de Figueiredo (processo rest.nº6/99). Tratamento efectuado:" colocação de bandas com cera 7.2.1; engradamento em grade nova; limpeza da camada cromática; colocação de massa de caulino e totin; integração cromática a têmpera, finalizações a pigmento diluído em verniz; envernizamento final (com spray)."

Bibliography

ARTHUR, Ribeiro - Arte e artistas contemporâneos (3ª série). Lisboa: Livraria Moderna, 1903, pág. 228

FIGUEIREDO, Maria Rosa, coord. - Portugal 1900. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000, pág. 473 cor

GAMA, Domício da - "O Salon dos Campos Elyseos". Revista Moderna. 15 de Maio. Lisboa: 1897, pág. -

M. P. - "Um retrato". Jornal do Comércio. 4 de Fevereiro. Lisboa: 1897, pág. -

MACEDO, Diogo de - "A Arte nos séculos XIX e XX". In BARREIRA, João, dir. - Arte Portuguesa: Pintura. Lisboa: Edições Excelsior, s/d, pág. 414 p/b

MACEDO, Diogo de - Veloso Salgado e Luciano Freire. Colecção Museum. 2ª série, nº 4. Lisboa: MNAC, 1954, pág. 9 p/b

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 110

MENDES, Manuel - Considerações sobre as artes plásticas. Lisboa: Seara Nova, 1944, pág. 134

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 4. Lisboa: 1959, pág. 11

PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 167 p/b

SANTOS, Rui Afonso; TAVARES, Cristina Azevedo - Veloso Salgado: 1864-1945. Lisboa: IPM, 1999, pág. 149 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits